sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Olhar para o umbigo

Se a equipa sénior começa agora a levantar a cabeça, a júnior há anos que nunca a baixou. Olhar para a prova Next Gen Series é mais do olhar para o próprio umbigo é olhar para o futuro do nosso clube. O nome da prova diz tudo. Tenho pena que dos clubes participantes não constem também Real Madrid, Auxerre, AC Milan, Man Utd ou Spartak de Moscovo. É com estes na competição, a prova teria de facto os melhores clubes de formação europeus.

Neste ano é mais ou menos óbvio que Ajax, Sporting e Barcelona são favoritos, mas como estamos a falar em júniores sub21 é normal que o vencedor possa ser outro. De qualquer forma é de realçar a excelente prova realizada até agora pelos comandados de Sá Pinto. Mais do que os golos e as vitórias, a aprendizagem e o contacto com uma agenda mais preenchida de jogos pode acelerar o crescimento de alguns atletas. Os olheiros estão aí, como seria de esperar, a tomar notas e não ficaria surpreendido se algum atleta do nosso clube que agora participa na NGS nem sequer chegasse ao plantel sénior, sendo transferido já no final desta época.

Não sei como estão protegidos contratualmente a maioria dos jogadores júniores, mas é quase certo que se existir alguma "brecha" contratual em alguns craques leoninos, ela será seguramente aproveitada.
Não me interessa destacar nenhum jogador, mas sim a posição que o clube confirma ocupar no mapa da formação de talentos da Europa. Não sei, como é óbvio, qual será o destino destes jovens, mas seguramente se continuarem a este nível terão mais facilidade de assegurar uma boa carreira ao nível profissional.

Quando vierem os jogos a sério e se tivermos a sorte de enfrentar Barça ou Ajax, teremos a oportunidade de testar o nível da nossa formação, quem sabe no final reclamar o título de melhor, pois já somos "das melhores". Tal como nos Sub20 "colombianos" a visibilidade em prova é o melhor cartão de visita para atletas que face à quantidade de contratações estrangeiras terão sempre menor destaque mediático. E não faltam promessas nesta equipa leonina, algumas não desdenharia ver chamadas à equipa principal em caso de algum surto de lesões. Tenho o feeling que podiam "surpreender" muita gente.

Até breve.

1 comentário:

  1. O equilíbrio entre publicidade boa e publicidade demasiado boa é de facto, no que toca ao futebol de formação e à Next Gen em particular, muito difícil de atingir, por boas razões.

    Fazendo com que os rapazes evoluam mais depressa em jogos e competições mais observadas, corremos o risco de estar a aprimorar uma geração que já mostra bons níveis de qualidade individual e colectiva sem ter condições para os manter no Clube até que pelo menos alguns (de preferência os mais talentosos) ajudem a engrandecer os resultados da equipa de futebol sénior, a mítica "mola" do Clube.

    Principalmente se a estratégia de reforço e melhoria do plantel sénior passar pela aquisição de jogadores "de fora". Verdade seja dita, não me pareceu que a preparação desta época apontasse necessariamente nesse sentido. Admitindo a necessidade de uma "revolução" de plantel existiriam várias formas de o fazer, e muito poucas baseadas em reforços "internos".

    ResponderEliminar