domingo, 11 de setembro de 2011

Salvar a pele

Aos 70 minutos de jogo a derrota parecia mais do inevitável, era mais uma aberração competitiva deste Sporting. Sem que se entenda muito bem porquê, o Paços sem fazer nada de muito especial na partida, vencia por 2-0. Mas como tudo tem sempre um mas, até uma equipa como o nosso ultimo adversário deve manter os níveis de concentração elevados, negando ao Sporting precisamente aquilo que este lhe deu.

Mas uma entrada infeliz do lateral esquerdo provocou uma avalanche de acontecimentos que viria a transformar o jogo e sobretudo a confiança da turma leonina. Como foi óbvio o Paços, sobretudo com menos um, mas mesmo em igualdade numérica, não é adversário à altura de um Sporting confiante (ou apenas mais confiante). Tanto mais que quase de forma natural os golos foram aparecendo, se o jogo tivesse mais 10 minutos poderiam até ter sido mais. Ao Paços apenas era permitido o chuveirinho para a área.

A vitória assenta bem ao Sporting, mas não é possível acontecerem 2 coisas: o árbitro não pode dar um golo de vantagem aos adversários e o Sporting não pode sofrer golos como o segundo do Paços. É lamentável que uma equipa frente à nossa, tenha sempre espaço e oportunidade para visar a baliza em bolas paradas. É um defeito que já custou muitos pontos e parece não estar a ser debelado. Mas vamos às coisas boas.

O colectivo. Perro, trapalhão, às vezes em ritmo de passeio. Domingos tem de espevitar mais a equipa no seu desdobramento ofensivo. Uma ala descansa enquanto a outra ataca? Em que equipa é que isso pode ser possível? Mesmo com estes problemas, a equipa nunca baixou os braços (andou perto) e desenhou sempre um esquema coerente (ineficaz muitas vezes, mas depois de estar empatado notou-se que a força anímica era o elemento que faltava). A qualquer equipa que está a perder por dois golos aos com 3/4 do jogo percorrido e acaba por ganhar, tem de ser destacada a vontade e a força mental para fazer a "remontada".

Elias e Insua. Duas estreias essenciais. O brasileiro é claramente um jogador de outro nível, esclarecido, enérgico, confiante, a dinâmica da equipa começou nele e...foi uma surpresa agradável. É jogador e não lhe vi defeitos de maior, quando conhecer melhor os colegas (sobretudo os da frente) será letal. O argentino foi (na minha opinião) sublime. Bom tecnicamente, bom a procurar espaços e sobretudo a fechá-los (é claramente um defesa esquerdo e não um ala que vem lá atrás), Insua mostrou que não é preciso estar sempre com a bola nos pés para dinamizar uma ala e Capel ou Jeffren ainda lhe vão agradecer muitas desmarcações. Quando cruza a bola para a área é a hora em que vemos que tipo de lateral temos, e este é dos bons.

Palavra também para Izmailov, não porque tenha feito um grande jogo (esteve longe disso) mas 3 golos em 4 jogos, para quem vem das lesões que teve é dar muito mais do que o esperado. Gostei de Onyewu embora precise de mais rotina, achei Rodriguez muito mal fisicamente, Pereira esforçou-se como é habito mas insistiu em demasiado no jogo curto.

Ouvi também demasiadas "deixas" de comentadores sobre o futuro de Domingos e acho absurdo que alguém pense que pode ao Sporting ser permitido dispensar o treinador. É tudo o que não precisamos. A não ser que Mourinho, Ferguson ou Guardiola estejam disponíveis por valores acessíveis, Domingos é a opção mais realista que o nosso clube tem à disposição, com a vantagem de já lá estar. Espero que esta vitória tenha servido mais do apenas dar confiança à equipa, espero que tenha servido para que alguns "atiradores furtivos" tirem o dedo do gatilho.

A equipa ontem precisou de 70 minutos e uma expulsão para entrar no jogo. Mas entrou e venceu. O tempo nem sempre confirma os nossos maiores receios e todos devemos tirar lições do que aconteceu em Paços de Ferreira. Domingos afirmou que a época do Sporting vai ser assim, com mais empenho que talento, com mais erros do que milagres. Concordo e é com a ideia de que vai ser preciso muito trabalho e persistência  que se pode transformar este Sporting em algo mais do que apenas um conjunto de bons jogadores.

Até breve.

1 comentário:

  1. "tenha sempre espaço e oportunidade para visar a baliza em bolas paradas."

    um reparo quanto a esta frase.
    o 2º golo do paços é um remate de cabeça de fora da área. não me parece que isso seja uma "oportunidade para visar a baliza" com "espaço".

    ResponderEliminar