sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Trazer o Sporting de volta

O Setúbal entrará amanhã em campo com a mesma táctica que Olhanense e Marítimo. É por demais evidente que os setubalenses farão o típico jogo de linhas juntas e recuadas com passes longos para as alas, depositando nos livres e cantos a esperança de alvejar a baliza de Patrício. Nós já sabemos como é, Domingos também. O que se pede agora é mais posse de bola junto à área adversária e sobretudo mais confiança ou atenção nas marcações em bolas paradas.

Eliminando a dificuldade que o Sporting tem em “bloquear” as saídas organizadas para contra-ataque e conseguindo não dar tantas oportunidades de golo através de cruzamentos para a área, pode-se dizer que a grande maioria dos problemas defensivos fica diminuída e o emblema adversário terá muitas mais dificuldades para criar problemas. Se o ataque tem vindo a ser eficiente, a defesa não. Mas acredito que os problemas se resolvem muitas vezes jogo a jogo, erro a erro, observando e reflectindo sobre padrões de movimentação leonina e adversária.

O clube do Sado tem jogadores de um nível médio, sem grandes vedetas e menos 1 ponto que nós, o que só nos deve mentalizar para uma partida difícil. Ao contrário de Paços e Rio Ave, não vamos defrontar um conjunto “aflito” por amealhar pontos, podendo esperar levar o jogo tranquilamente para o zero-zero final. As arbitragens em Alvalade tem deixado muito a desejar, mas face à relativa calma que foi a última jornada, será uma surpresa infeliz regressarmos aos penalties por assinalar ou golos mal invalidados.

Vou a Alvalade desta vez com a esperança de ver casa bem cheia, já que acredito que muitos como eu, estão a gostar de ver esta equipa a evoluir, a marcar golos e a lutar com garra pela vitória. Assim, serei mais um para ajudar a “empurrar” as bolas para dentro da baliza, a assobiar o árbitro (se merecer), mas mais importante que tudo o resto para fazer a festa. Oxalá a equipa nos brinde com um jogo tranquilo e positivo, com o 4 minutos iniciais à Vila do Conde ou 8 finais à Paços de Ferreira. Ínsua e Elias estreiam-se em casa e talvez até dê para ver mais um golo de Wolf.

Para quem é sportinguista este é o momento de estar no estádio, este é o momento de responder ao empenho da equipa. A cada vitória moralizamos e recuperamos o nosso clube, a cada cadeira ocupada trazemos, de facto, o nosso Sporting de volta.

Vemo-nos em Alvalade!
Até breve.

2 comentários:

  1. Pequenos desequilíbrios de ocupação de espaços e de forma física, temos Sporting!

    ResponderEliminar
  2. Pequenos desequilíbrios de ocupação de espaços e de forma física *à parte*, temos Sporting!

    ResponderEliminar