quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Aprender com os outros

Ninguém imaginaria que o Porto empataria o jogo mais fácil da 1ª fase da Liga dos Campeões. Para quem deseja avançar na prova, estes eram 3 pontos que faziam parte de qualquer conta para o apuramento. Em boa verdade o empate aceita-se, o Porto podia ter vencido tão facilmente como perdido. Nada é especialmente surpreendente no futebol de hoje, nem mesmo uma equipa cipriota vir empatar ao Dragão.

Na alta competição nada é garantido, esta é uma lição que Vitor Pereira recebeu hoje e que espero seja motivação suficiente para amanhã Domingos não querer repetir. Temos de olhar para equipas como o Vaslui com uma segura e saudável desconfiança. Entender a superioridade como uma motivação e responsabilidade e nunca como garantia de facilidade. O clube romeno tem a possibilidade de, fazendo um bom resultado em Portugal, contrariar o último lugar que lhes estava reservado e quem sabe até sonhar com a qualificação.

Cabe ao Sporting provar a sua boa forma recente e demonstrar que o resultado do Vaslui obtido frente aos romanos celestes da Lazio (em pleno Olimpico) foi mais casual que sustentado. A defesa será o sector leonino que sofrerá mais alterações, mas também podemos pensar que estará no ataque a solução do encontro, são meros pontos de análise que valem zero, pois como o Porto experimentou hoje, a atitude e o sentido de organização são mais decisivos que a importância de uma ou mais ausências.

Amanhã uma vitória praticamente sela o apuramento do Sporting para a próxima fase da Liga Europa, facto que pode aligeirar bastante a pressão e a obrigação de vencer que a equipa sentiu nos últimos 5 ou 6 jogos. Para isso bastará seguir a receita que tem vindo a ser aplicada por Domingos: muita garra, inconformismo e calma para decidir o encontro, quer ao 1º quer ao 93º minuto. Para Alvalade só desejo mais um dia de festa. Quem esteve no estádio frente à Lazio, parafraseando Octávio, saberá bem do que estou a falar.

Até breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário