quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Pausa para a Selecção

Num momento em que a vida dos clubes deixou de ser o assunto futebolistico mais mediático, a selecção ganha (e bem precisa) alguma importância. As próximas duas partidas são totalmente decisivas. Há que dizer que num grupo como o nosso é absurdo estar tão aflitos como estamos para nos apurarmos para o Europeu de 2012. Era óbvio que Queirós não tinha a mínima condição para iniciar a fase de apuramento. Os jogadores não assimilaram o que este técnico entendeu como futebol "moderno", entenderam-no como a maior parte de nós, como um futebol tacticamente inseguro, defensivo, sem espaço para o repentismo ou a fantasia, principais atributos do futebol latino.

Um início desastrado, que esteve a um pequeno passo de "chumbar" a nossa presença na Polónia e na Ucrânia no próximo ano. Uma rocambolesca manobra para rescindir com justa causa foi a melhor saída encontrada pelos compadres cobardes da direcção da FPF. Paulo Bento entrou de urgência e tal como havia feito no Sporting, pegou de estaca. As vitórias, principalmente contra a Espanha por 4-0, reabilitaram a equipa.

Na sexta-feira, em caso de vitória frente à Islândia, deixamos para trás a Noruega e o 3º lugar e adiamos para a Dinamarca a disputa do 1º lugar. Em caso de empate Portugal tem vantagem. Poderemos pensar que Portugal como o nível de jogadores à disposição é evidente favorito frente aos dinamarqueses, mas convém não esquecer as dificuldades que esta selecção já nos provocou num passado bem recente. Nani, Ronaldo, Coentrão, Manuel Fernandes, Pereira, Meireles e Quaresma são jogadores em boa forma e responsáveis quase certos pelo que de bom acontecer no futuro próximo. O encanto de Moutinho, Varela, Rolando, Carlos Martins e Duda parecem desvanecer-se no tempo e nas opções para a titularidade.

Aproveito para constatar que a "explosão" de Moutinho e Varela, que no Porto de VB foram elevados a deuses, regressam agora a um patamar mais mediano, muito mais próximo do estatuto que o primeiro tinha no Sporting e o último, pelas sucessivas lesões, foi por agora obrigado. Na frente o "exilado" Postiga parece ser a única opção verdadeira como ponta-de-lança, o que estranhamente ainda não "alertou" ninguém. É urgente lançar um novo valor para esta posição. Recomendo Nelson Oliveira, João Silva ou se a coragem for mesmo muito grande Betinho. Nuno Gomes, Liedson ou João Tomás estão em fim de curso e conhecendo Paulo Bento ninguém se atreverá a sugerir mais uma naturalização.

Sexta Feira começa a festa, espero que seja, espero que definitivamente se esqueça esta eterna mania de "fritar" as prestações dos grandes jogadores portugueses na nossa própria selecção, quando são tão idolatrados nos seus clubes. Assobiar Ronaldo com as quinas ao peito, é sintoma de deficiência mental aguda.

Até breve.

Até breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário