quinta-feira, 27 de outubro de 2011

O abuso do flop

Muito se escreveu a palavra flop, é uma palavra recente no vocabulário do futebol mas encaixa que nem uma luva para designar apostas fortes em jogadores que não rendem. Mesmo estando na moda e muito usada, não deixa de ser muitas vezes abusiva a sua interpretação. Se um jogador jovem, ou experiente mas de baixo custo,  livre de contrato não vingar, isso não é um flop, é apenas um recurso que não vingou, e visto que não foi um grande investimento, não será de grande monta a perda associada.

Olhando para as aquisições deste ano, podemos até constatar que os flops são quase nulos.

Bracalli – Livre - Baixo custo, tapado por Helton
Mangala – 6.5 me - Jovem, tapado por Otamendi e Rolando
Alex Sandro – 9.6 me - Teremos de ver mais…vai ser difícil.
Danilo – 13 me - Entra em Janeiro…e pelo valor é bom que seja fabuloso
Kelvin – (?) - Emprestado
Defour – 6 me - Para já é cedo…pode ser um flop no futuro.
Kleber – 2.4 me - Titular
Djalma – Livre - Baixo custo
Iturbe – (?) - Muito jovem, não está a render o que se esperava, mas é muito cedo.

Artur –  Livre - Titular e um dos melhores jogadores
Mika – 0.5 me - Baixo custo, jovem e tapado por Artur e Eduardo
Eduardo – Emprestado com opção de compra
Emerson – 2.0me - Para o que custou é um rotundo flop. Só joga porque…sim.
Capdevilla – Livre -  Baixo custo.
Wass – Livre - Baixo custo.
Garay – (5.5 + 5.5 me) - Titular
Bruno César – Esteve perto…mas está a começar a render
Nolito – Baixo custo.
Matic – 5.0 me (abatimento no valor de D.Luiz) – A ver…jovem promissor
Witsel – 9.0 me - Titular
Enzo Perez – 2.4 me - Assumidamente flop.
Mora – Livre - Baixo custo

Boeck – 0.8 me – Tapado por Patrício, Baixo custo.
Rodriguez – 1.2 me - Titular
Onyewu – Livre - Titular
Árias – 0.8 me – Jovem promissor. Baixo custo
Turan – Livre – Baixo custo
Ínsua – Livre - Titular
Rinaudo – 2.4 me - Titular
Schaars – 1.3 me - Titular
Elias – 8.8 me - Titular
Capel – 3.5 me - Titular
Jeffren – 3.7me – Lesionado, grande promessa
Carrilho – 0.7 me – Jovem promissor. Baixo custo.
Bojinov – 2.6 me – A entrar aos poucos. Parece killer…vamos ver…
Rubio – 1.0 me – Jovem promissor. Baixo custo.
Wolfswinkel – 5.0 me - Titular
L.Aguiar – Livre – Suspendeu contrato. Baixo custo.

Como podemos ver, apenas 2 jogadores caem na categoria de flop, Emerson e Enzo Perez não renderam nada do que se esperava e pelo valor pago deveriam pelo menos ser uma alternativa no banco. Mas enquanto o brasileiro será suplente assim que chegue um novo lateral esquerdo, o argentino deve regressar mesmo à Argentina. Na prática são 4.5 me que dificilmente irão ter retorno.

Os outros 4 não passam por agora de possíveis flops, Alex Sandro, Danilo e Defour do Porto e Bojinov no Sporting. Enquanto Alex parece um bom jogador, apenas demasiado caro, Danilo é um grande mistério, no Brasil não é nenhuma vedeta e continua a ser estranho o valor pago pelo Porto. Defour é bom jogador, mas falta rotina de jogo, não terá sido por acaso que os azuis prescindiram de Ruben Micael. Bojinov é outro bom jogador que as lesões, o excesso de peso e a prestação de Wolfswinkel tardam em deixar afirmar.

Regra geral os clubes grandes acertaram muito esta época, e flops serão muito poucos, o que não quer dizer que não se tenha investido muito dinheiro ou adquirido jogadores que nunca valorizarão, apenas significa que quando se investiu forte, correu bem.  Há que esperar mais um pouco até as grandes contratações do Porto se poderem mostrar, mas há margem para acreditar que os Belgas e Brasileiros contratados para o Dragão são pelo menos capazes de lutar por um lugar no onze.

Não poderia encerrar este post sem antes referir que o jogador considerado flop do ano anterior em Portugal, Torsigleiri, está a dar cartas no Metalist da Ucrânia, onde é titular e tem sido dos melhores jogadores. Provavelmente será feita uma proposta já em Janeiro para ficar definitivamente nos Urais. Ora um jogador que não dá prejuízo, não será nunca um flop. Mas isso parece não interessar muito aos jornalistas e bloggers floppeiros.

Até breve.

3 comentários:

  1. gosto do teu blog mas considerar Enzo um flop é ridiculo, teve o azar de se lesionar, assim como Jeffren, tambem o achas um flop?? ah, e Perez custou 5M..informa-te melhor.

    o Emerson tá longe de ser um flop, alias pelo teu criterio não o é, porque é titular indiscutivel no melhor inicio de epoca do SLCarnidense dos ultimos 25 anos.

    Defour é 10 vezes melhor que Micael.

    Capdevilla baixo custo?! és muito ingenuo, custou 3M entre premios e comissões.

    felizmente não vejo flops no Sporting, alias vêm-se alguns grandes negocios...Turan e Luis Aguiar talvez, mas não terão sido caros, o que não é preocupante.

    ResponderEliminar
  2. Bom texto violino! Gostei da analogia, deve ser comparado o valor do custo, com o desempenho e expectativa criada à volta do jogador! O Ronaldo no real tem sempre q jogar mt bem, pois o valor q pagaram por ele assim exige! Se fosse p lá por muito menos, seria até nos piores jogos dele, um jogador fabuloso!

    ResponderEliminar
  3. Sou benfiquista, mas concordo em absoluto com a opinião do SportingSempre. Enzo flop? Valha-me Deus! O gajo teve uma lesão, e praticamente não jogou, e já é um flop? Espera uma meses e vais ver para onde vai essa dedução brilhante... Quanto ao Emerson, flop? Pode não ser um grande jogador, mas é titular da defesa de uma equipa que ainda não perdeu esta época. Isso torna-o um flop?

    ResponderEliminar