quarta-feira, 28 de abril de 2010

Limpeza com ou sem detergente















Sem saber se a renovação ou "limpeza" de balneário será feita com detergente "Mendes" ou "Paulo Sérgio" fica a noção através das palavras de JEB que não nos devemos preparar para grandes negócios o que até pode ser uma grande vantagem, uma vez que à excepção de Pedro Mendes, temos ido a péssimos "mercados abastecedores" para aquisição de reforços.
Certo é que há pouquissimos nomes seguros no plantel que irá acabar esta época. Entre vendas, empréstimos e dispensas, poucos são os nomes que estarão de "pedra e cal" no plano para atacar a próxima temporada.

Patrício, J.Pereira, Abel, P.Mendes, A.Santos, M.Fernandez, Pongolle e Liedson são 8 jogadores a que se juntarmos Carriço, Izmailov, Moutinho, Djaló e Veloso (nomes que a imprensa dá como transferíveis) fará um lote de 13 jogadores. É sabido que para disputar 4 competições oficiais (Campeonato, Liga Europa, Taça de Portugal e Taça da Liga) um plantel deverá ter entre 23 e 25 jogadores, temos que "só" já faltam 12 jogadores.

Do actual plantel há claramente dois níveis de jogadores: os que pela juventude e outras boas épocas podem "merecer" uma nova oportunidade e os que esgotaram toda e qualquer complacência competitiva.

No primeiro lote coloco: Tiago, Tonel, Pereirinha, Polga e Saleiro
No segundo ficarão: R.Baptista, Grimi, Stojkovic, Caneira, A.Marques, Vukcevic e H.Postiga

Esta simples equação de gestão de variáveis desportivas fará como que pelo menos 7 jogadores terão de entrar e é interessante quais são as posições do segundo lote: Guarda-redes, lateral esquerdo, central, médio ala e ponta de lança. Na minha visão estas são realmente as menos valias do nosso plantel hoje em dia. Há anos que não temos um grande guarda-redes, desde Ivkovic. Há anos que não temos um bom lateral esquerdo, desde as 2 boas épocas de Tello nessa posição. Na posição de central não tivemos o grande Polga de outras épocas. Há muitos anos que vendemos bons jogadores nas faixas do ataque para adquirir valores muito mais duvidosos e nem por sombras bons a flanquear jogo. No ataque, só Liedson não chega. Em caso de lesão não há um bom avançado centro que faça esquecer o Levezinho.

Não imagino que Paulo Sérgio vá escolher os jogadores que quer, mas espero sim que escolha as posições em que os quer. Nesse caso, dificilmente fará uma análise muito diferente desta.

Até breve

Sem comentários:

Enviar um comentário