quarta-feira, 14 de abril de 2010

Ponto prévio

Equipa e Futuro / Parte I

 Num momento em que já nada perturbará a já por si pobre época da equipa de futebol, falo aqui a minha análise ao potencial da equipa e possíveis soluções.

Guarda-redes

Precisamos claramente de um guarda-redes excepcional, O Rui Patricio é um óptimo guarda-redes, mas
parece-me faltar aquela confiança extra, uma mostra de grande resistência que encontramos em guarda-redes de excepção.

Rui Patricio - Bom, demasiado bom para suplente e trapalhão quanto baste para ser titular indiscutível. Rodar no banco durante um ano, sendo opção nas taças pode matar um talento emergente, grande dúvida.

Tiago - A idade e a ligação ao clube (longa) pode fazer com que seja uma boa 3ª opcção

Ricardo Baptista - Necessita urgentemente de jogar, empréstimo a clube nacional da I divisão.


Defesa


O sector mais inconstante da equipa, muito criticado e talvez com razão. A preparação da época não deu as soluções que eram precisas e desta vez não houve disfarce possível a tanta falta de qualidade e competitividade. Precisa de muito reforço e de valor, mais do que todos os outros sectores.


Abel - Oscilante, bom jogador mas em perda de potência atlética. Boa segunda opção.

João Pereira - Aquisição cara para o valor concreto. Bom jogador caiu de prestação com a desmotivação da equipa. Deverá ser o titular nos próximos anos do corredor direito. Muito a melhorar no aspecto disciplinar.

Grimi - Mau investimento, é um jogador esforçado mas falta muita coisa para poder ser um titular. Tem no passe a maior lacuna, falha entre 8 a 14 passes num jogo e isso é dar muito jogo ao adversário além de extenuar o médio do seu lado em correrias atrás da bola. Vende-lo seria uma opção excelente.

Pedro Silva - Já provou que tem fibra e sabe sair a jogar. O estigma da taça da liga destruiu uma confiança que parecia inabalável. Tentaram dar-lhe outras posições mas falhou nessa adaptação. Emprestado com opção de compra para outros campeonatos seria muito bom para ele e para o clube.

Andre Marques - Completo no aspecto atlético, podia ser um lateral moderno se tivesse melhores índices técnicos, é demasiado estático e o bom remate não compensa a ansiedade de poder ser expulso em todos os jogos. Deve rodar mais uns anos e entender se sai dali alguma coisa.

Anderson Polga - Péssima época. Retrocesso enorme no prestigio que tinha na critica. É hoje uma opção a menos no plantel, quando já foi o alicerce maior de segurança defensiva. Fecho de ciclo no Sporting, deve querer partir para outras paragens e porventura essa será a melhor opção se o futuro técnico não querer recuperar o jogador.


Tonel - Nunca será um grande jogador, mas talvez seja o que exibe maior carácter, resistiu, lutou, errou como todos os outros mas nunca pareceu muito afectado. Só devia sair com um bom negócio para um jogador com a sua idade. Boa segunda opção.

Daniel Carriço - A revelação da época. Na minha opinião o verdadeiro e o mais que merecido capitão de equipa. Num ano como este, exibir-se a titular poderia acabar com um jogador no papel de defesa central. Perfeitamente o oposto. Fibra, resistência, sacrifício, são atributos que exibe a um nível insuperável. Um diamante que brilhará assim que lhe dêem um colega mais estável e...alto.

Caneira - Falta de oportunidades. Uma época de lesões que nunca deixaram o jogador se transformar numa opção credível. A bem dele deveria sair, aplaudiríamos o seu profissionalismo. Saldada a dívida moral pela saída ainda jovem à revelia da vontade do clube.

Mexer - Rodar num clube para que seja realmente testado.




Meio campo

Temos soluções, mas faltará algumas mais valias na condução de bola e faixas laterais. Matias Fernandes pode e deve render muito mais, fica a dúvida se com outro treinador poderá dar um salto na sua fraca prestação este ano. As vendas podem desfazer o trabalho deste sector já com muitos anos de aprendizagem.

Adrien Silva - Grande talento, precisa de assumir o papel de médio defensivo na sua integra, bom passe, cobertura de espaço, tempo de entrada aos lançes. Mais uns meses a aprender com o mestre (P.Mendes) só lhe fará bem

Miguel Veloso - Se ficar é um dos maiores valores da equipa, precisa de afinar o seu porte atlético e ser mais consistente nos 90 minutos. Melhorou muito.

Moutinho - A braçadeira de capitão pesou este ano. A constante troca de posições impede a evolução deste valor já estabelecido dentro da equipa. Precisa de um treinador que defina o que pode e não pode fazer dentro das quatro linhas já que este ano pareceu querer fazer tudo e com muitas dúvidas. A ser vendido, só pode ser por um grande negócio.

Pedro Mendes - Quem nos dera que tivesse menos 5 anos, para fazer mais épocas de leão ao peito. Elogio? Melhor contratação nos últimos anos.

Pereirinha - Outro jogador sem confiança, ritmo e que precisa de rodar. Parece ter o que é preciso para ser um grande jogador, muito completo, velocidade, passe, remate, visão de jogo, muito trapalhão e envergonhado, precisa de 1 ou 2 épocas a jogar. Empréstimo a clube estrangeiro deve ser bem equacionado, não pode ficar no banco.

Izmailov - Novo treinador pode reencaminhar este valor seguro da equipa. Precisa de esquecer este final da época e fazer as pazes com a estrutura directiva. O papel do Costinha pode ser decisivo. Pode até já estar vendido, mas pelos anunciados 7M será complicado encontrar um médio com a sua polivalência e rendimento. A ficar no clube e em paz com a equipa seria já por si uma contratação.

Vukcevic - Como é que um jogador com a sua capacidade pode fazer uma época destas. Está mal psicologicamente e foi uma das principais quebras da equipa. Com um bom Vukcevic este ano teria sido bem diferente. Pena sair desta forma, passámos ao lado de uma grande venda futura.


Matias Fernandes - Justificou o rótulo de craque, mas faltou ritmo e capacidade de adaptação. É incrível deixar uma valor destes no banco a ganhar mofo e a perder confiança. Se fizer um bom Mundial pode ser uma boa venda, mas algo me palpita que um jogador com uma época destas terá dificuldade em ser titular do Chile. Mas é jogador e a ficar deve ter mais apoio e colocação na sua posição preferida, apoio livre ao ponta de lança.


Ataque

Um Liedson menos concretizador será sempre um problema para a equipa, faltam mais opções e companhia do seu valor. A saída de Derlei nunca foi devidamente preenchida.

Helder Postiga - De rastos psicologicamente. Zero golos é uma marca quase impossível, mas um avançado deve reagir e Paulo Bento juntamente com Carvalhal nunca pareceram muito preocupados, o golo acabaria por aparecer. Não apareceu e temos um jogador a mais no plantel. De volta ao Porto ao que parece. Dois milhões e meio nada justificados.

Djalo - Lesões não permitiram a explosão do jogador. Tem qualidade e pode ser muito útil à equipa em vários papéis. Boa segunda opção.

Liedson - É caso para dizer, tanto sacrifico para nada. Menos golos, mas mais empenho. Um bom Mundial pode recuperar o jogador para a próxima época. Sofre com a equipa mas a equipa ainda sofre mais quando não marca.

Saleiro - Cresceu mas numa próxima época em que se esperam reforços, talvez esteja sem opções. Empréstimo parece demais para um jogador já tão emprestado. A saída de Pongolle e Postiga pode abrir o espaço no plantel que precisará sempre.

Pongolle - Para já, um dos piores negócios que temos memória. Nada. Zero. Precisa de um bom começo de época e quem sabe vamos ver algum milhão recuperado, parece difícil. Venda também parece complicada. Quem sabe não conseguimos fazer a outro o que o Atlético de Madrid fez connosco.

Tudo resumido. Um grande guarda-redes, um grande defesa central, dois extremos para as alas e um bom ponta-de-lança é o que precisamos, isto se não vendermos M.Veloso, Moutinho ou Carriço, aí a coisa complica-se.

No próximo texto irei opinar, já que é de borla, sobre jogadores emprestados e mercados para aquisições.

Sem comentários:

Enviar um comentário