sábado, 17 de abril de 2010

O senhor que se segue

Tantas hipóteses e uma ou duas me faria esperar algo de verdadeiramente novo na próxima época, fica aqui a minha visão sobre o rol, apenas o mais falado na imprensa.

Abel Braga 
Currículo tem, Faz parte da geração brasileira que migra pelo mundo de contracto em contracto. Apesar do conselho do Filipão, não vejo neste ex-treinador do Belenenses o "peso" e o "carisma" para fazer grandes proezas no nosso campeonato.




Steve McClaren
Teria o seu lado perverso, que um treinador para quem a nossa camisola significa um grande pesadelo, acabasse por passar par o outro lado. Estóico, sério e focado, mas nada mais do que isso. Tenho a sensação que é um bom administrador de equipas, o chamado Man Management, mas carece de "esperteza táctica", o que no nosso campeonato de "ratices" teria o seu custo.

Manuel José
Grande carreira. Começou no Sporting e se nos treinasse mais uma vez seria a terceira. Algo quezilento com as direcções, o que para JEB poderia significar o fim de um mandato. Penso que representa uma geração que estará a dar o seu lugar a uma fornada de treinadores mais entendidos na complexidade do futebol hoje em dia. Já teve a sua chance.

Paul LeGuen
Parece daqueles treinadores que precisa de uma equipa já formada para poder chegar a algum lado. Não sendo "constructor" e isso viu-se no PSG, não interessará a um projecto que irá contemplar tantas modificações na equipa principal. Mesmo assim, bom treinador, com futuro.




Jean Tigana
Pode até ser uma divida antiga do Costinha, mas este é daqueles treinadores que parece destinado ao "quase". França, Inglaterra, Turquia, histórias não faltam sobre este "paliteiro", das suas "invenções" tácticas e teorias técnicas. Nem sempre um grande jogador dará um grande treinador.


Felipe Scolari
Não será um mestre de táctica, mas tem a vantagem de só o nome poder empolgar um clube ou um país. Só o nome também acaba logo à partida com casos de indisciplina. Liedson, Izmailov e outros pensariam duas vezes antes de fazer ou dizer um disparate. Parece saber motivar bem os seus jogadores. Claramente o meu favorito, e penso que seria bem empregue o salário que exigirá a JEB para nos treinar, além dos jogadores que exigirá.


Resumindo, penso que não estará aqui o próximo treinador do Sporting. Mas se tiver que seja o último desta lista, porque qualquer "meia aposta" pode mais uma vez acabar com a época nos primeiros 10 jogos.

Até breve.

2 comentários:

  1. Boa tarde

    é a primeira vez que aqui venho e por conseguinte a preimeira noticia que comento.
    Concordo em geral com a sua análise aos técnicos mas parece-me que o próximo não consta da sua lista. Nomes como Martin O´Neill, Villas Boas, Paulo Sérgio, Bolloni, Domingos não podem ser descartados, e parece-me que é deste lote que irá sair o novo mister.

    Aproveito a oportunidade para o convidar a seguir e linkar o meu blog ondaleonina.blogspot.com

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado pelo seu comentário. Visitarei o seu Blog!

    ResponderEliminar