sexta-feira, 16 de abril de 2010

Mercados internos e externos

Como prometido aqui fica a minha visão sobre os jogadores emprestados pelo Sporting.


Mercado Interno

Stojkovic
Indisciplinado, com atitudes de estrela sem o ser. Este foi um caso mal gerido pelo director desportivo Pedro Barbosa. Hipóteses: venda - espectacular / colocação no plantel - perigosa / empréstimo - difícil

Celsinho
Todo o tostão que se poder recuperar é dinheiro vindo do céu.

Fábio Paim
Partindo do principio que não podemos ter 40 jogadores, este deveria sair com margem de lucro numa venda posterior.

Purovic
O mesmo que Celsinho

Ronny
Um dos casos mais difíceis, penso que deverá também sair com comissão de uma venda futura


André Santos
De caras colocação no plantel principal. Precisa de ganhar corpo, mas tem potencial para poder ser um bom médio à semelhança de Moutinho.

João Gonçalves
Para quem já o viu jogar, fica  a sensação que poderá dar um bom lateral, deverá continuar emprestado.

Wilson Eduardo
Mais uma época de rodagem emprestado

Owuso
Não terá espaço, portanto mais uma época de empréstimo, assim como o W.Eduardo talvez seja melhor apostar num clube da 1º Liga com mais ambições que Portimonense e Gil Vicente


Rui Fonte
Já foi uma grande promessa, actualmente terá muita dificuldade em garantir um lugar num clube da 1ª liga

Real Massamá
Muitos jogadores (Golas, Pedro Mendes, André Martins, Rabiu, Rosado, Marco Matias) donde nem Rabiu se destaca claramente, novamente emprestados se valerem a pena.


Mercado Externo

Fala-se de muitos jogadores Lima - Belenenses, Diego Sousa-Palmeiras, Fábio da Silva-ManUtd, Marcos-Paraná, Hilário-Chelsea. Sinceramente só gostaria de ver o Diego do Palmeiras, melhor jogador do brasileirão no ano passado, parece-me um bom jogador, um pouco agressivo no mau sentido, fácil de provocar, mas ainda assim bom jogador.

Fora especulações penso que ainda não vimos nenhum nome que fará efectivamente parte do plantel da próxima época.

Alguns mercados estão mais activos nos últimos anos, outros inexistentes, poucos bem trabalhados, salva-se desta análise o mercado brasileiro, desde sempre a nossa "gaveta" habitual de contratações. Fica uma perspectiva:


Europa
Espanha, Itália, Alemanha, Inglaterra estão noutra galáxia de salários. França, Holanda, Turquia, Grécia são mercados caros de onde só poderão sair em final de contrato. Suécia, Dinamarca, Bélgica, Escócia e Austria são ligas ainda menos competitivas que a nossa o que juntando ao bloco de leste (Russia, Romenia, Polonia, Croacia, Hungria, Servia, Ucrania e Bulgaria) só se torna viável a compra de valores comprovados como melhores marcadores, melhores jogadores ou jogadores revelação destas ligas, talvez o campeonato russo e ucraniano sairão fora deste lote pelo nível salarial muito alto que apresentam os seus maiores clubes.

África
De Angola e Moçambique há décadas que não emerge um grande jogador, Mantorras para mim nunca foi um valor seguro. Sobram Costa do Marfim, Ghana, Marrocos, Argélia, Nigéria, Senegal e Africa do Sul e outros tantos mercados que os clubes portugueses não trabalham como os clubes ingleses ou franceses.

Ásia
As Coreas, China e Japão começam a produzir um ou dois jogadores interessantes por época, mas sem a atractividade de ligas pouco vistas por estas paragens, os nossos clubes não poderão jogar a cartada comercial que alguns clubes Ingleses e Italianos jogam. De resto, só pelo valor competitivo é um risco.

América do Sul
Do Brasil estamos conversados, da Argentina saem bons negócios, mas também grandes barretes como o Porto este ano pode comprovar e o Sporting desde há uns anos. O Uruguai parece ter servido como
uma nova descoberta, Benfica e Porto parecem ter explorado bem os jogadores deste país. Paraguai e Chile são sempre bons produtores de talentos, mas temos grande concorrência de clubes médios espanhóis que se reforçam muito nestas duas nações, clubes como Zaragoça, Mallorca, Espanhol, Depor,Getafe, Villareal, Valladolid costumam "roubar"-nos boas aquisições. Sobram Colombia, Equador, Venezuela e Peru, que salvo raridades que acabam na Premier League e ultimamente nas Eredivise e na MSL Americana.

América do Norte e Central
O mesmo é dizer EUA, México e Honduras, já que o Basebol é o grande desporto nos países restantes. Nos EUA podem despontar grandes valores no futuro e será preciso acompanhar jogadores latino-americanos que nasçam na MSL. México tem normalmente bons jogadores na sua liga, os mais interessantes porém são de países vizinhos. A selecção do México tem sempre 3 a 4 bons jogadores, mas o seu nível médio é mais baixo que o nosso e daí dificilmente sobressairiam no nosso campeonato.

Resumo:

Uruguai, Chile e Paraguai - jogadores de selecção
Brazil e Argentina - valores emergentes
Espanha, Holanda, Ucrânia - jogadores em fim de contrato
Inglaterra e Itália - Cuidado com flops, reciclagem anual da Premier e Calccio costuma rejeitar bons valores
Russia, França e Alemanha - Clubes médios têm óptimos jogadores que procuram títulos e contratos

Até Breve

Sem comentários:

Enviar um comentário