sábado, 4 de junho de 2011

Assim sim!

Devo confessar antes de mais, que a contratação de Van Wolfswinkel ao Utrech foi uma grande surpresa. Tinha quase por garantida a contratação de outro avançado, que joga em Portugal (bem conhecido de Domingos), mas ao que parece é sobre este jovem holandês que se depositam as apostas para substituir Liedson. Esta contratação tem uma carga simbólica que convém realçar.

Parece claro que Duque, Freitas e Domingos planeiam uma equipa para 2 ou 3 anos. Assim se explica uma aposta tão forte num jogador que aos 22 anos tem muito potencial, mas não é ainda nenhum “peso pesado”, faltando amadurecer muitas áreas do seu jogo. Todavia é, a meu ver uma excelente aposta do Sporting, porque:

1-      Aos 22 anos já é um dos melhores avançados holandeses.
2-      Estaria na eminência de transitar para um clube grande europeu
3-      Está nos planos da Selecção A Holandesa
4-      Advém de um país que é uma autêntica escola de goleadores
5-      É bem conhecido o seu rigor profissional, ambição e descrição fora dos relvados
6-      Embora com um passe de valor elevado não atinge nem por sombras a fasquia de 400 mil euros de salário (um tal de Moreno achou pouco e foi para Tijuana)

Mas a melhor garantia que este holandês (que já afirmou que não gostaria que o tratassem por Ricky) Wolfswinkel…vamos ter que nos habituar…é a sua capacidade goleadora que ficou bem patente mesmo jogando numa equipa muito mediana como é o Utrech na Eredivise. Aliás os 5.4me que o Sporting investiu nele serão (dentro da normalidade) fáceis de ver multiplicados. Não será um jogador para marcar mais de 10 ou 12 golos numa primeira época (já nem a isso estamos acostumados), mas depois de feita a habituação ao jogo português, poderá render muito mais.

A contratação revela ambição, vontade de incorrer em riscos, visão e espírito de construção. O que me alegra. Penso que este é o caminho mais viável – a aposta em valores jovens, com enorme potencial, de espírito combativo e ambicioso, espectáveis de marcar presença em grandes torneios de selecções. Valorizáveis porque são bons, rentáveis porque crescerão normalmente.

A imprensa volta agora atenções para outros sectores, Castro é apontado a Alvalade. Há uns 4 anos diria que era um investimento tão bom como o que fizemos como o avançado holandês. Hoje trata-se de um central ainda jovem, mas com um potencial estagnado por lesões, más opções de carreira, fragilizado com épocas no banco. Num Corunha paupérrimo nunca conseguiu encontrar a titularidade o que prova o estado lastimoso em que o jogador se encontra, quando tantos lhe destinaram voos bem maiores. Na minha opinião será um investimento de elevado risco, ao contrário do que seria apostar em Nuno Reis ou manter Nuno André Coelho.

Interessa dizer que dos 15 milhões (mais coisa menos coisa) que o Sporting terá para gastar este ano em passes, um terço já está alienado, sobrando 10me que se devem concentrar na compra de um central e de um médio ala. Outro avançado, lateral esquerdo e central virão de outra via, a tal do fim de contrato. Sobram Zahavi e Rinaudo que esperam a venda de Pongolle, P.Mendes ou Vukcevic.

Até breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário