domingo, 19 de junho de 2011

Títulos e "títulos"

Ver a massa de sportinguismo no Pavilhão de Loures a vibrar como vibrou, dava vontade de saltar do ecrã da RTP 2 para uma qualquer cadeira vazia (que eram poucas) do Paz e Amizade. De facto não houve muito do que do o nome do recinto ostenta durante o 3º jogo da final do Campeonato de Futsal. Assim mesmo são as rivalidades, vividas, levadas ao extremo o que nunca é recomendável. Felizmente ganhou o Sporting, felizmente só existiram algumas escaramuças.

Parabéns à equipa e ao treinador. Elevaram-se acima do que o clube de futebol de onze consegue ser, acima do que toda a imprensa “preparou”para este ano. Na hora da verdade viu-se que a melhor equipa e os melhores jogadores ainda moram em Alvalade, com ou sem Cardinal, com ou sem os Benfiquistas de coração “instantâneos”. A determinação da equipa foi sempre visível, mesmo em situações bastante adversas, o que foi quase regra nos 3 jogos da final.

Por falar em adversidades, a transmissão da RTP 2 não foi serviço público, foi uma manifestação pública de mau perder, onde já se viu transmitir uma final que podia atribuir um troféu sem dar imagens desse mesmo acontecimento. A Tourada podia ter esperado uns minutos, mesmo não tendo em conta os “shares”, a importância jornalística dos dois eventos é bem diferente. Talvez se a festa fosse doutra cor, o serviço “público”tivesse sido mais isento.

Parabéns também ao Hóquei pelo título conquistado, se é de um escalão inferior…quero lá saber, é um título. São vencedores.

Regra geral, as modalidades amadoras mantém a imagem de um Sporting competitivo. No andebol muito correu mal. As glórias recentes não tiveram continuação, mas espera-se uma reacção positiva.

No futebol, espera-se uma semana de confirmações e de algumas surpresas. Depois de Wofswinkel e Schaars já ninguém pode afirmar saber o que vai ser o próximo passo da tríade Freitas, Duque e Domingos. Se por um lado Árias e Rinaudo podem ser as estrelas dos próximos capítulos, paira a ideia que muito se resolverá nesta e na próxima semana, com algumas novidades importantes, que estou certo serem a estocada final na bola de cristal da imprensa.

Ao contrário de outros blogs, admito que não faço a mínima ideia de quem chegará ou de quem irá embora, mas sei de facto e é a única inconfidência que posso cometer, que existe uma confiança notória no departamento de futebol quanto ao que se vai desenrolar nos próximos dias. Uma confiança própria de quem já decidiu o que tinha de decidir e só espera que algumas peças soltas se encaixem, para avançar a todo-o-vapor para os alvos principais do defeso.

O cenário que mais temia nesta janela do mercado, já não irá acontecer. Falo da apatia ou incapacidade para “varrer” o mercado e ter várias soluções para o mesmo problema. No passado fomos lentos numa primeira fase e precipitados no final. Desta vez estamos mais assertivos no início para ser mais criteriosos nas escolhas finais. Quem fizer uma retrospectiva dos últimos defesos saberá exactamente a que me refiro.

Com títulos ou sem, queremos ver organização, confiança e melhorias, para já existem sinais das 3. Um dia de cada vez. É o meu lema.
Até breve.   

Sem comentários:

Enviar um comentário