segunda-feira, 6 de junho de 2011

Bastante diferente

Consideremos que Tales, Hildebrand, Cristiano e Caneira são jogadores há muito encaminhados para a saída. Juntemos o fim de contrato de Tiago e Abel sem renovação há vista. Somemos as já anunciadas despedidas de Torsiglieri, Polga, NAC, Grimi e Saleiro. Temos só aqui 11 jogadores. Mas continuemos no exercício. Cedric e Salomão serão para emprestar. Vukcevic e Pedro Mendes para vender. Já vamos em 15. Juntemos a urgente demissão de Maniche do seu “real” posto e teremos a soma fantástica de 16 jogadores.

Presumindo que serão todos ou quase todos substituídos, faltarão neste momento ao Sporting 13 jogadores. Se na baliza o assunto parece de fácil resolução, chamando 1 jogador de empréstimo e a ascensão de um ex-junior, na defesa falta ainda muita coisa.

Dos 4 centrais (excluo Caneira) apenas Carriço fica, o que quer dizer que com Rodriguez faltarão mais dois jogadores. Fala-se de Alex Silva, Garay, Zé Castro e Savic. Parece óbvio que uma das vagas estará aberta ao brasileiro, Castro não dá garantias, Garay pode estar de saída para o Benfica e Savic é demasiado caro. Existe portanto um nome que ainda não foi revelado na imprensa.

Nas laterais Pereira e Evaldo ficam no plantel. Mas ainda não têm concorrente directo. Fala-se de Árias e do regresso Gonçalves para a direita (ou vai para Braga). Falou-se muito de Went. Mas ao certo ainda nada existe para os dois lugares.

No meio campo espera-se e desespera-se por Rinaudo. O que a acontecer abrirá a porta para a saída de Pedro Mendes. André Santos e Zapater ficarão, não se sabendo o que sucederá com a promessa Zezinho. Maniche vai ser um osso duro de roer. Mesmo assim existe uma vaga para médio centro por colmatar.

Nas alas a coisa está mesmo difícil de entender. Izmailov é o único jogador do actual plantel que ficará apto para cumprir esse papel. Entretanto chegou Carrilho. Sobram duas vagas. Zahavi, Pedro Leon seriam sempre  boas apostas, mas...teremos de esperar mais um pouco.

Na função de pivot ofensivo, tudo parecia pacífico, mas ou a imprensa está a inventar largamente ou Domingos não morre de amores por Fernandez e Valdês, uma vez que continuam a dar os chilenos por transferíveis e muito substitutos como Cardona ou Hurtado para o lugar.

Para avançados o lote de Djaló, Postiga e Van Wofswinkel deve ficar fechado com mais um jogador, a tal vaga de Bobô ainda está em aberto. Mas para o caso da nega do brasileiro existe Torres, Ribas, e outros desconhecidos do futebol. Neira passou de "quase" a ausente, o que é pena. 

Uma coisa será certa. O plantel do próximo ano poucas ligações terá com o actual. Apenas Patrício, Pereira, Evaldo, Carriço, André Santos, Zapater, Fernandez, Valdês, Izmailov, Postiga e Djaló continuam. 11 jogadores. Pode-se até dizer que num onze o Sporting abrirá 6 vagas, dando de caras que Patrício, Pereira, André Santos, Izmailov e Fernandez seriam prováveis titulares.

Eis um onze possível na próxima época:
Patrício, Pereira, Wendt, Alex Silva, Carriço, Rinaudo, André Santos, Fernandez, Izmailov, Wolfswinkel e Pedro Leon.
Comparemos com o habitual desta:
Patrício, Pereira, Evaldo, Polga, Carriço, Maniche, André Santos, Valdês, Postiga, Djaló e Vukcevic.

É diferente. Bastante diferente.

Até breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário