quarta-feira, 1 de junho de 2011

Problema ou Desafio?

Não é um mistério, não é um caso, não é um paradoxo, não é nada daquilo que se escreve na imprensa como um “grande problema”. Estou a falar na queda de espectadores em Alvalade. O “monstro” da dissolução do clube é uma tragédia que a imprensa adora narrar de tempos a tempos. Depois, numa qualquer boa época, o clube ressurge e diz-se em letras garrafais que o leão está vivo, ou que acordou.

Como qualquer Fénix, o Sporting morre e ressuscita constantemente nos jornais. O verdadeiro problema do Sporting chama-se futebol. Não há nenhum problema com a afectividade dos adeptos, nada está “doente” no sportinguismo. Apenas não há equipa.
Um adepto apoia a equipa quando se sente ligado à mesma. Qual será a percentagem de sportinguistas que nos últimos 10 anos se sentiu realmente identificado com os dirigentes, jogadores, treinadores ou tipo de jogo praticado?

As sucessivas equipas de Paulo Bento, Carvalhal e Paulo Sérgio, têm apesar de diferentes resultados, apresentado um futebol pobre, sem génio, sem criatividade, isto quando não é completamente humilhante ou ausente. Portugal não é a Inglaterra, onde o apoio ao clube é incondicional, onde se aplaudem os adversários, onde por pior que esteja a equipa existe sempre empenho e vontade de marcar golos. Em Portugal, tal como na maioria dos países latinos, estar na mó de baixo significa sempre perder a presença dos adeptos.

Isso não quer dizer que tenham deixado de existir, ou que não regressem. Mas apenas um factor irá permitir voltar a encher as bancadas de Alvalade: o espectáculo. Para existir um verdadeiro espectáculo de futebol têm de acontecer duas coisas, a fé na equipa e o bom desempenho da mesma. Estão interligadas mas depois de anos a fio a ver maus jogos, derrotas, contestação, treinadores sem ideias, jogadores sem paixão, presidentes mudos, o adepto sportinguista é um apoiante desconfiado e descrente.

Não sei se ninguém já reparou que quando a equipa faz dois ou três bons jogos e existe a esperança de afastar os fantasmas das péssimas exibições, os adeptos comparecem em massa. Pena que seja difícil nos últimos anos encontrar grandes registos de vitórias ou excelentes exibições em jogos consecutivos. Aqui tem residido o grande problema. Não será fácil resolvê-lo, mas também não é nada do outro mundo encontrar num clube como o Sporting soluções que permitam mudar o paradigma de “coitadinho” para algo mais motivador de apoio.

Está nas mãos de Domingos, Duque, Freitas e GL permitir que a ambição racional opere as mudanças que tanto se clamaram na campanha eleitoral e por uma vez construir uma verdadeira e competitiva equipa de futebol. Os adeptos leoninos saberão reconhece-la.

Até breve. 

3 comentários:

  1. A partir do momento em que os adeptos perceberem que teremos equipa para jogar bem e ganhar, encherão os estádios.

    Nós gostamos de ver a nossa equipa a jogar bem e a ganhar. Vários anos de mau futebol e pouquíssimas vitórias, logicamente que afastam os leões do estádio.

    SL

    ResponderEliminar
  2. Caro Violino,
    O teu post é um hino aos adeptos do Sporting Clube de Portugal !...
    Revejo-me em todas as palavras que escreveste.
    Eu sinto exactamente tudo o que muito bem disseste. O resto é pura, descabelada, nojenta, desbragada, vergonhosa, indecente e incompetente especulação jornalística !... Não sabem mais esses pobres e incapazes jornalistas, que ainda por cima não são capazes de cumprir o seu código deontológico, que atropelam em cada dia, porque não conseguem despir a camisola, cuja cor presumem que ninguém sabe !... Pobres coitados ...
    SL

    ResponderEliminar
  3. Como já escrevi no jornal em que saiu, existe vários factores para isso
    - maus resultados desportivos (a principal)
    - crise económica
    - o mau tratamento aos sócios
    - preço dos bilhetes
    - horário dos jogos (o Sporting costuma ser o mais prejudicado)

    Tudo isso junto fez com que muita gente não fosse ao estádio

    ResponderEliminar