sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Finalmente uma equipa

Não sei quantos jogos mais irá o Sporting continuar a vencer (este esteve muito perto doutro tipo de resultado) muito menos acho isso importante. O que destaco da vitória frente à Lazio não são os 3 pontos, a vitória, ou os golos marcados ou sofridos. Honestamente aquilo que me alegrou durante todo o jogo foi o espírito de equipa. Ganhou unida, mas se tivesse empatado ou perdido fá-lo-ia também unida. Isso é um enorme progresso.

Para quem lê este blog desde o início conhece a minha obsessão pela definição de um "corpo" unido e orientado para objectivos colectivos. Não há grandes nem sequer boas equipas que não sejam de facto conjuntos e não somas de jogadores. Nem sempre é culpa do treinador não conseguir realizar esta tarefa, por vezes existem demasiadas "vedetas" num grupo, demasiada complacência ou exigência, falta de talento que gera maus resultados e desmotivação.No passado recente do clube talvez tenha acontecido de tudo isto um pouco e houve muito pouco colectivo (muitos são patricios, muitos são liedsons, muitos santos de veia milagreira) mas o que saltou à vista hoje foi uma equipa nem sempre segura e eficiente, mas ainda assim uma equipa.

Ao contrário de muitos comentadores, mestres na problemática (daqui a poucos jogos vão começar a falar da dependência da equipa por Wolfswinkel, Elias, Rinaudo ou Insua) sempre acreditei que é a força do colectivo que permite a explosão do talento individual, o que já pode falhar no inverso, ou seja, por muito talento individual que exista pode nunca se conseguir construir uma grande equipa. Exemplo do que falo é a exibição de Rinaudo, que se vestisse de vermelho seria sempre classificada como monumental. E foi mesmo. Mas voltando ao início, gostei da equipa, acima de tudo da equipa. Este ano temos uma. Não nos garante troféus ou goleadas, nem sequer grandes exibições com regularidade, mas devolveu-nos uma coisa essencial - a fé, a emoção, a vontade de ir ao estádio, a dignidade de não nos acharmos inferiores a ninguém.

É já impossível não ver os degraus que foram subidos desde o início da época. Podemos sempre voltar a desce-los, mas para quê perder tempo a esperar pela tristeza? Para quê? E há quantos anos andamos à espera deste momento? Pois chegou e devemos saboreá-lo plenamente. O Guimarães só virá daqui a uns dias, até lá...só alegria. 

Até breve.

4 comentários:

  1. E o esforço, a capacidade de entrega do colectivo? Fenomenal!
    Mais que o resultado e os três pontos, saímos deste jogo com a certeza que temos uma equipa que não claudica com a pressão, que procura sempre o melhor que consiga atingir.

    Assim vale a pena!

    ResponderEliminar
  2. E a alegria que mora em cada um de nós até Guimarães, não há nada nem ninguém que nos possa roubar!!!...
    Palmas para o post! Gostei muito.
    SL

    ResponderEliminar
  3. Concordo plenamente... Aliás... somos dois indefectiveis apoiantes dessa qualidade conjunta que é necessária para que se consigam grandes feitos...

    Sempre fui fã de jogadores como Oceano ou Sá Pinto precisamente por essa razão... mesmo jogando menos bem jamais deixaram de dar tudo o que tinham em prol da equipa... e não foi só no Sporting...

    Resumindo... Poucas vezes como nesta fase tenho visto o "NOSSO" Sporting a fazer jús ao lema do clube...!!!

    ESFORÇO, DEDICAÇÃO, DEVOÇÃO E GLÓRIA...!!! A regra simples que vai projectar o Sporting de novo para o lugar que lhe é devido...

    ResponderEliminar