sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Diamantes de sangue

Num país onde milhões de seres humanos vivem com pouco mais do que nada, num país sem equipamentos básicos de saneamento, saúde, aprendizagem, segurança. Num país com graves injustiças na distribuição da enorme riqueza que possui. Neste país chamado Angola, o futebol é rei, tal como cá, mas é um rei farto, um rei déspota e pouco preocupado com os seus súbditos. Só assim se pode entender que ao abrigo de um qualquer 36º aniversário de Independência, possa pagar 800 mil dólares a uma equipa de futebol.

Se só por este facto já ficaria atónito, mas sendo o Sporting o clube convidado, o problema, pelo menos para mim, passa a ser muito mais grave. Acho que existem valores que não se vendem. A colaboração com um regime que ignora a pobreza e a pequeníssima elite gasta rios de dinheiro em coisa supérfulas como  roupa, jóias, automóveis de luxo ou neste caso...um mero jogo de futebol. 800 mil dólares pagava o equipamento de uma maternidade ou 10 escolas de ensino básico ou o saneamento básico para toda uma vila. Mas não...a celebração da independência "exige" que se dê circo a um povo que tem muitas outras necessidades básicas.

Pactuar com este escândalo ficará na minha mais profunda vergonha como Sportinguista. Sei bem que no passado Porto e principalmente o Benfica foram capazes de tapar os olhos e a dignidade e estender a mão aos "diamantes de sangue" angolanos, isso para mim só atesta a dimensão da falta de valores dos que dirigem esses clubes. Nunca pensei é que o Sporting fosse capaz de aceitar este desempenhar este papel. Envergonha-me como Sportinguista e choca-me como ser humano. Ao que parece o acordo está feito, deixando-me apenas o direito de a seu devido tempo pedir responsabilidades a esta direcção sobre esta imoralidade.

Até breve.

3 comentários:

  1. Boa noite.

    Como Sportinguista não tenho vergonha alguma pelo facto de o Sporting receber 570.000,00€ uma vez que o nosso GRANDIOSO clube prepara a instalação de uma academia em Luanda, onde poderá melhorar a vida de inúmeros jovens.. para além do facto de o Benfica ter recebido pelo mesmo jogo (penso que o ano passado) mais de 1.000.000,00€ e ter retribuído com... kit's de sócio...

    Como tudo na vida à sempre coisas boas e más, mas não culpem o Sporting pois só fomos convidados pelo bom que fazemos naquele país (abrir a Academia de Luanda, onde centenas de jovens poderão praticar desporto em excelentes condições, com todos os cuidados médicos e de conforto, longe das armas e da guerra).

    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  2. Violino, compreendo o que pensas, no entanto, aceitar fazer o jogo é uma oportunidade de negócio para o clube e não se pode dar ao luxo de declinar o convite! Por outro lado, vou mais longe, o problema não é o SCP aceitar o dinheiro p ir lá jogar, é que em todos os ramos de negocio, querem ir p Angola para aproveitarem o dinheiro dos diamantes de sangue; na minha opinião ninguém fazia negócios com eles até haver o mínimo de justiça social, no entanto ser só o SCP a fazê-lo, acho que tinha enorme mérito, mas não seria o melhor para o clube! Mas pior que ir lá jogar, são as touradas organizadas pelo clube, isso deveria acabar, tb se trata de direito, dos direitos dos animais!

    ResponderEliminar
  3. olá concordo que é uma vergonha para o governo angolano pagar tanto dinheiro para uma equipa de futebol estrangeira ir lá jogar mas nao concordo que o SCP devia recusar o convite pq além de ser uma quantia importante para o clube seria uma falta de respeito tremenda para com muitos milhares de Angolanos que vivem o SCP como nós, para eles será 1 dia memoravel e espero que seja o começo de 1 investimento do SCP nos PALOP.

    Antonio Teixeira

    ResponderEliminar