segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Prémios justos

A vitória de ontem foi mais uma prova de que jogar ao ataque incessantemente à procura de um golo, mais tarde ou mais cedo traz os seus frutos. As equipas como o Feirense que dispensam o ataque, deixando o leão à solta, investir de minuto a minuto em direcção à área, arriscam amarelos, expulsões, livres perigosos e penalties. É apenas natural, uma probabilidade que só treinadores como Faquirá, Quim Machado ou Carlos Brito tendem a não entender.

As leis do futebol tentam proteger o futebol ofensivo, castigando teoricamente as equipas que fazem do chamado “autocarro” a única arma para defrontar clubes de maior propensão ofensiva. O árbitro Gralha teve uma noite desastrada, incoerente e sobretudo muito pouco preocupada com as últimas directivas da arbitragem moderna, coisas remotas como o Fair Play, o anti-jogo ou a protecção física dos jogadores. Até em Inglaterra a entrada de Stelvio era recompensada com cartão vermelho.

Pior que o arbitro só os comentadores da SportTV, onde FL, que admiro pela compreensão do futebol ao nível táctico, falha tanto como o ignorante parceiro de comentário. Insistir 20 ou 30 vezes na honestidade do Feirense e, não o dizendo, discordando da expulsão e do penalty como puderam. É mau demais que se tente ver o bom jogo defensivo dos Feirenses, sem que se realce a forma como pretenderam fazê-lo. Uma pessoa como FL deveria colocar-se sempre do lado de equipas que tentam marcar golos ao invés de enobrecer tácticas obscuras que já eram “pobres” no final dos anos 80.

Quim Machado disse após o jogo que o Feirense considera o Sporting (como os outros 2 grandes) clubes do seu campeonato, mas dentro de campo ontem, pareceu muito grande a diferença entre os dois clubes, a diferença entre querer ganhar o jogo e querer desesperadamente que acabe num zero absoluto. Entender que o Feirense foi prejudicado é tão distorcido como achar que o duplo cartão amarelo mostrado por duas faltas sobre Capel foi um excesso de zelo.

Uma vitória justa, dada a quem procurou sempre a baliza contrária, mesmo depois de estar a vencer 2-0, mesmo depois de se perceber que metade da equipa azul andava à procura das pernas dos leões em vez da bola.

O que já não foi tão justo, a atitude de Jeffren, que mesmo desolado e lesionado deveria ter dado justificações ao banco antes de sair para o balneário. Domingos não merece este tipo de tratamento e convém deixar ao técnico a resolução deste caso. A mais ninguém interessa, por mais que seja inadmissível a “juventude” do ex-Barça. Ainda bem que Domingos tem Paciência, pois será com ela que este caso se resolverá, e não tenho dúvidas que será.

Por mais que se esforcem, esta é mais uma segunda-feira tranquila, mais uma etapa cumprida. Segue-se o Vaslui, onde alguns jogadores terão a oportunidade de mostrar aptidão. André Santos, Boeck, Evaldo, André Martins, Carrilho e Bojinov entre os demais. Até agora a equipa, mesmo mudando bastante o onze, não sofreu grandes oscilações, não há razão para acreditar que isso acontecerá desta vez. Uma vitória dará ao Sporting o primeiro lugar do grupo, o que faltando dois jogos depois por cumprir será um prémio para a gestão da equipa.

Até breve.

2 comentários:

  1. não concordo que o Feirense tenha posto o autocarro...criaram muitas dificuldades enquanto tinham 11. jogam um futebol positivo como tambem mostraram contra o porto e benfica.

    quanto á arbitragem se houve equipa prejudicada fomos nós.

    ResponderEliminar
  2. Caro Violino,
    A ideia geral do post está correcta. São treinadores deste tipo, que fazem do futebol português o embuste que sabemos.
    LFL está a destruir em cada dia que passa, a imagem de conhecimento, coerência e seriedade que lhe demorou anos a criar. Será que a mudança de canal lhe fez mal, ou as regras serão outras?!...
    Um reparo para a não actualização do campeonato do apito.
    SL

    ResponderEliminar