terça-feira, 17 de maio de 2011

O custo do zero

Vai se adivinhando o plantel da próxima época, com os facebooks e jornais a confirmarem as negociações em curso. De entre noticias mais ou menos verdadeiras e outras mais ou menos falsas, a melhor (ou a que me fez rir um bocado) foi aquela que dava conta que o Sporting iria preferir duas aquisições de peso em vez de várias mais modestas. 10 milhões de euros por cada jogador. Só um palerma encontrará viabilidade neste raciocínio.

Num orçamento reduzido, que será no máximo 35/37me, os encargos com apenas dois jogadores consumiriam quase 50% dos recursos. Se este argumento não colhe (o que será pouco provável) juntemos a probabilidade de insucesso dessas aquisições “galácticas” (como Pongolle) e teremos o mais puro acordar para a realidade de algumas “aquisições”.

O Sporting pode e deve recrutar jogadores à medida das suas possibilidades e dentro destas pode-se encaixar jogadores em fim de contrato, jovens promessas internacionais de campeonatos menos mediáticos e algum internacional mais desvalorizado à procura de revitalizar a sua carreira.

As vendas serão fracas, não se prevendo nenhuma venda milionária (20-25me) o que quase estreita o valor para compras ao orçamento anual. O empréstimo obrigacionista e o fundo de jogadores servirão mais para equilibrar tesouraria do que para investir em jogadores novos. Isto não é um sinal de limitação de ambição, é uma prova de limitação financeira. Se a primeira pode mudar a segunda é incontornável.

Quem pensa que os jogadores em fim de contrato vêm a custo zero, erra rotundamente, qualquer atleta com algum mercado pede avultadas somas em prémios de assinatura, uma moda inventada nos EUA pelos gestores de carreira de profissionais do basket e do futebol americano, os “free agents”, ou seja, os jogadores sem vínculo pedem uma verba para assinar contrato, uma espécie de variação do esquema usado pelos mercenários das guerras religiosas do séc. XVI.

Ficará sempre mais barato pagar 0,8me a Bobô do que contratar pela mesma verba um outro atleta, pela simples razão de o mesmo valer 4 ou 5 vezes essa verba. Além disso por menos de 1me não se contrata ninguém que seja reforço para um clube como o Sporting. Isto mesmo acreditam Freitas e Duque ao terem tantos jogadores referenciados (quiçá contratados, veremos depois de quinta-feira) nesta condição.

Até breve.

1 comentário:

  1. Espero mesmo que a partir de quinta hajam novidades... Não posso deixar de me sentir inquieto quanto ao que tanto se falou, e vai falando, acerca de contratações e ainda só ver o jovem Carrillo confirmado! Deixemos terminar as competições nacionais por essa europa fora, e as internacionais já agora, para melhor aferir das ambições do nosso clube para a próxima época. Espero, pelo menos, termos condições para aguentar, até muito próximo do final, a luta por todas as competições em que entrarmos... Abraço

    ResponderEliminar