domingo, 22 de maio de 2011

Reis, Damas e Duques

Ninguém sabe, por agora, o que levou a imprensa a dar Duque como “fora do baralho” leonino. O próprio limitou-se a desviar o discurso, evitando confirmar alguma discordância. Num trajecto até agora pacífico e linear, a direcção de GL tremeu por instantes. GL e os seus comparsas sabem que qualquer contrariedade auto-provocada nos próximos meses cairá muito mal a uma massa adepta ainda a tentar “engolir o sapo” de umas eleições mal explicadas e vencidas por uma lista que não chegou aos 50% dos votos, nem foi a lista mais votada numericamente.

Este é um período decisivo para ganhar tempo e espaço para operar o clube, para injectar paz e serenidade antes da próxima época ter início. Uma hemorragia neste período sabático só dará voz e razão a manobras de contestação, voltando a abrir as feridas que a campanha eleitoral abriu. A comunicação de Duque não é um desmentido e isso prova que existe de facto algum atrito entre quem está a preparar a época. O que irá acontecer a seguir já é um filme demasiado visto em Alvalade. Uma lenta divisão de “espingardas” que abrirão fogo ao primeiro sinal de contrariedade. O tiroteio tem hora e data marcada e só um presidente forte e concentrado no sucesso do clube anulará a necessidade de confronto. Birras e amuos não se aturam. Quem quer trabalhar fica, quem quer protagonismo sai.

Assim vejo a melhor resolução destes problemas. Muitos já o tinham previsto. Neste momento existem mais pessoas que cargos no desenho directivo e técnico do Sporting. Nem Barcelona, nem Real Madrid, nem Manchester terão a quantidade de “boys” que o Sporting tem neste momento. A somar ainda teremos a equipa técnica de Domingos. Serão dezenas de pessoas entre Alvalade, a SAD, Alcochete, dezenas que sem uma liderança forte tenderão a agrupar-se em menores unidades de opinião. Está criado um parlamento e não um departamento de futebol.

Primeiro teste ao valor de GL. Veremos como se sai.

Um comentário adicional à entrevista de Paulo Sérgio. Depois de ler fico com a certeza de que foi um treinador errado para um clube com a dimensão do Sporting. Se o caro Paulo pensava que ia para um clube organizado, cheio de grandes jogadores e dinheiro para recrutar ainda mais uns isso só prova que além de ler mal o jogo, também não sabe analisar quem é quem no futebol português. Teve a sua oportunidade e não teve mãos para a coisa, a entrevista é uma prova cabal dessa assunção.  

Até breve.

1 comentário:

  1. Bom post, mas acredito seriamente que a imprensa quis prejudicar o clube, quando deu como certa uma notícia que nem sequer estava no site oficial do Sporting. A união será a chave do sucesso.

    Troca de links:

    http://SportingnoMundo.blogspot.com

    Saudações leoninas

    ResponderEliminar