segunda-feira, 2 de maio de 2011

O encanto da serpente

Parece fechado o negócio que trará André Carrilho, esperança peruana de 19 anos para Alvalade. Por pouco mais de 1me o Sporting contrata uma espécie de Nani, sendo incerta a sua capacidade para lutar por um lugar no onze. Penso que mais do que assegurar um valor para ser futuro imediato, o clube garante uma luz para brilhar em anos posteriores. O talento parece ser considerável, mas a consistência ainda não.

Ocorre-me pensar que não será este tipo de reforços que fará do Sporting uma equipa mais regular e assertiva na próxima época, não foram este tipo de jogadores que foram prometidos na campanha para as eleições. Mas, acredito que existem oportunidades que não se devem perder, sobretudo quando se trata de valores jovens que podem trazer magia e espectáculo para o relvado de Alvalade.

Carrilho é um jogador de técnica acima da média, um “fantasista”, um driblador nato que se impõe pela sua velocidade e coragem no um para um. Tal como DiMaria, faltará trabalhar tacticamente, fisicamente e mentalmente o jogador e sobretudo ter muita paciência para os erros que certamente irá cometer. “La culebra” ainda não possui veneno suficiente para ser letal, mas pode muito bem ser a primeira peça que mostra a vontade de dar repentismo a um plantel que produz um futebol muito previsível.

Existem jogadores de futebol recto, seguro e esquemático, existem jogadores que pensam, desenham e abrem espaços e depois existem atletas como Carrilho que inventam tudo no segundo em que pegam na bola, precisam de espaço e de apoios (às vezes só para os “recusarem”) mas ao contrários dos primeiros os defesas não sabem o que esperar. Estes jogadores trazem surpresa ao jogo e fazem muita falta.

Até breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário