segunda-feira, 9 de maio de 2011

O resumo da época

Concordo totalmente com Couceiro. O jogo frente ao Setúbal foi um resumo infeliz de toda a época. Uma equipa profundamente incapaz de superar dificuldades. Qualquer equipa da Liga soube criar grandes problemas ao Sporting. Averbámos tantas vitórias à rasca, como derrotas e empates. Contam-se pelos dedos de uma mão os jogos que o Sporting tornou fáceis e ganhou sem passar por apuros atacantes ou defensivos.

A equipa nunca foi muito solidária, muito focada, nem esclarecida. O que foi mesmo foi frágil. A perder nunca conseguiu dar a volta ao marcador, a ganhar nunca foi tranquila para segurar esse marcador. Existem várias razões para que tal tenha acontecido, mas 3 são demasiado evidentes para que sejam ignoradas.

1/ A equipa foi mal preparada fisicamente
2/ Tacticamente não tem nenhuma filosofia de jogo
3/ Não há liderança dentro de campo, mentalmente é o Sporting mais fraco que já vi.

Couceiro, tal como Carvalhal o havia feito, tentou que o “prédio” não desmoronasse, o resultado será previsivelmente o mesmo - o 4º lugar, sem troféus, uma saída inglória da Liga Europa, uma temporada inteira a perder com os eternos rivais. Jogadores desvalorizados, adeptos desmotivados.

A direcção bem tentou criar uma onda positiva que fechasse a época em crescendo, mas no jogo de despedida perante os seus adeptos, a equipa mais uma vez foi um poço profundo de inaptidão e inoperância.

Na última jornada o Sporting vai a Braga, discutir um 3º lugar que na minha opinião não merece minimamente. O Braga foi e é melhor equipa. Os jogadores leoninos bem que se esforçam em afirmar que vão ao estádio AXA para vencer, mas ninguém (talvez nem mesmo eles) acredita numa equipa que perdeu toda e qualquer partida decisiva esta época.

Pode de facto acontecer uma surpresa, mas é sintomático que o Braga seja favorito para o jogo e o acesso ao 3º lugar. É sintomático da derrota desportiva do projecto do Sporting, que não dá nem para se sobrepor a um Braga de cabeça voltada para a Liga Europa. É simplesmente mau. Sem rodeios a direcção de GL tem uma tarefa monumental à sua frente, pegar numa equipa destroçada e construir algo que seja próximo daquilo que o Sporting nos habituou.

Palavra para Domingos, que ao pegar nos destinos do Sporting terá um desafio à altura de um Mourinho. A oportunidade para se transformar num herói e lenda apenas numa época. Em Braga já conquistou esse estatuto. Fazer igual no Sporting seria algo como conquistar o título, o que olhando para o plantel actual e para as finanças do clube, parece mais um acto de magia do que uma operação desportiva.

Até breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário