sábado, 21 de maio de 2011

Rinaudo no Sporting

Depois de Carrilho eis que está assegurado o segundo reforço da época. O seu nome é Fabian Rinaudo, 24 anos e internacional A pela Argentina. É um médio defensivo clássico, muito à semelhança de Pedro Mendes o que indica que o ex-internacional português deve estar de saída. Ainda não existe confirmação oficial do Sporting, mas por toda a imprensa argentina é dado como certa a transferência, ficando o clube luso com 50% do passe, com custo aproximado de 1me.

Na verdade quando os olhos estavam postos noutro jogador do Gimnasia (Neira) o primeiro a chegar será mesmo Rinaudo. É uma boa contratação, especialmente pela valorização que terá depois de ser pré-convocado para a Copa América. Não sei se é jogador para pegar de estaca nos próximos tempos, André Santos realiza um trabalho muito semelhante no meio-campo e ter dois trincos será redundante na maioria da partidas. Mas é um valor interessante, com bastante mais currículo que Carrilho.

Parece uma "descoberta" à Freitas, um jogador em plena ascensão, em conta e com larga margem de valorização. Tem procura na Europa e espanta-me que nenhum clube espanhol e italiano se antecipado ao  Sporting. Mas com o mal dos outros posso eu bem. É um possível patrão do meio-campo, jovem e com pouco historial de lesões, o que o torna no herdeiro ideal de Pedro Mendes. O português quando apto fisicamente é um valor imprescindível, mas em duas épocas foram poucas as alturas em que não esteve lesionado, transformando-se num dos mais caros jogadores do plantel (num rácio investimento - aproveitamento desportivo).

Esta contratação também exibe a proximidade que outro médio-defensivo terá de ser dispensado, falo de Maniche. É que com Zapater, Rinaudo e André Santos e possivelmente Adrien ou Zezinho, ter Maniche é chover no molhado. Mais caro e mais molhado que o desejado. O meio-campo defensivo fica portanto fechado, mais barato (reduz-se para metade o custo em salários que Zapater, André Santos, Maniche e Pedro Mendes auferiam) e mais competitivo.

Agradece também o fundo de jogadores, uma vez que Rinaudo parece talhado à medida do que um fundo de jogadores requer. Juventude, margem de evolução e mercado na Europa (é de lembrar que Rinaudo tem passaporte italiano, não contando como extra-comunitário).

Parece que todos ficam contentes com o negócio. Veremos o que este argentino consegue mostrar na nossa Liga, assim de repente em alguns videos no YouTube faz-me lembrar Paulo Sousa, mas no YouTube qualquer gato passa por lebre, que o diga Jorge Jesus...

Até breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário