domingo, 1 de maio de 2011

Factos e Argumentos

Facto: o Sporting jogou bem na primeira parte. Assumiu o jogo e desenhou boas jogadas através dos flancos, com Pereira, Izmailov e Fernandez em bom plano.

Facto: o Portimonense é uma equipa frágil tacticamente, com vontade e aguerrida, mas sem jogadores e treinador capaz de sustentar uma permanência na 1ª Liga.

Facto: o Sporting tende a recuperar de um “trauma” chamado Paulo Sérgio, com a equipa a mostrar-se mais sólida, pode nem chegar para o 3º lugar, mas este Sporting está mais forte que o de há 3 meses atrás.

Facto: acusar Torsiglieri e Carriço por uma falha num lance aéreo (uma cada um) de serem “maus” centrais é não ver a prestação de toda a equipa na segunda parte que foi má. Indisciplinada e desinspirada.

Facto: Duarte Gomes tem uma “cena” com o Sporting. Não interessa quem começou ou que é o pior, simplesmente não o podem colocar a arbitrar jogos do nosso clube.

Facto: A expulsão de André Santos é justa. Pode se dizer que o jogador do Portimonense sentido o toque do médio adversário se atirou para o chão, mas não se pode dizer que o árbitro esteve mal em dar cartão amarelo. No estádio deu mesmo a sensação de que foi falta para segundo amarelo.

Facto: Em casa pude ver o que ninguém entendeu em Alvalade, a expulsão de Pereira. É óbvio que muitos jogadores fazem o que fez o lateral leonino e não são expulsos, mas Pereira já é reincidente. Tem de se controlar mais.

Facto: O excesso de zelo de Duarte Gomes foi notório. Não influenciou o resultado, mas esteve perto.

Facto: Com o empate do Braga em casa e jogando e perante os jogos da próxima jornada, o Sporting pode ir à cidade dos arcebispos com dois resultados suficientes para garantir o 3º lugar: a vitória e o empate.

Argumento:

O que distingue um adepto de futebol de um fanático é a capacidade de ser justo perante a realidade. Ontem o Sporting fez um jogo razoável perante um fraco oponente e tivemos um árbitro que castigou o clube com intenção, mas respeitando as leis do jogo. O Sporting só se pode queixar de si próprio. Não fez o 3-0, sofreu o 2-1 e viu dois jogadores serem expulsos.

Fernandez está a fazer um bom final de época. Izmailov mostra ainda pouco, mas o pouco dele é mais do que muitos têm feito até agora. Valdês está sem confiança. Pereira e André Santos erraram disciplinarmente. O lateral estava a ser talvez o melhor jogador até ser expulso. Os centrais Carriço e Torsiglieri não estão habituados a jogar juntos e notou-se. Patrício fez 2 grandes defesas. Evaldo, Zapater e Djaló estiveram um pouco apagados. Postiga está a fazer a melhor época de há muitos anos…mas ainda é preciso mais.
Se o Sporting ficar à frente do Braga, bem pode agradecer à participação do último na Liga Europa, é que entre as duas equipas existe uma consistência de jogo bem diferente.

Até breve.

2 comentários:

  1. Nao vejo o Portimonense como uma equipa tao fraca tacticamente e, especialmente, com um treinador tao mau quanto isso. Criou-se uma especie de culto anti-Azenha pelo seu (pessimo) trabalho no Setubal e, desde ai, nao se largou a ideia de que era mau treinador. Faça o que fizer agora ou no futuro. Nao o acho fantastico, mas nao e um mau treinador. Superior, alias, a alguns outros da Primeira Liga. Nao merecia "descer" esta equipa (como o Litos tambem nao o merecia, diga-se).

    Quanto a questao dos centrais... nao os acho fracos. Muito menos por um jogo nao tao bem conseguido. Mas agora pergunto eu: o que se diria se fosse o Polga o envolvido no lance?

    Nao sei, sequer, se o Sporting precisa de fazer 4 pontos. O jogo do Braga em Coimbra nao vai ser particularmente facil. O que nao tenho duvidas e que o Sporting ira a Braga a depender apenas de si proprio e, provavelmente, a precisar apenas do empate. Ja nao e mau, para a dificuldade desta recta final que o calendario ditou...

    ResponderEliminar
  2. JR disse...

    http://www.rr.pt/bolabranca_detalhe.aspx?fid=73&did=153982

    O corrupto Martins dos Santos ainda e sempre ao seu melhor nível....
    Espero que seja desta que vá bater com as costas aos calabouços... cá estarei a rir cada dia que este porco lá passar.
    Duarte Gomes és o próximo!!!!
    É tempo de dar-mos uso ao fosso de Alvalade e espetar lá com esses corruptos todos de cabeça!!!!
    SD

    ResponderEliminar