quinta-feira, 9 de junho de 2011

Éticas de defeso

Um internacional Brasileiro em final de contrato assina pelo Rentistas, um clube da 2ª divisão do Uruguai. É um passo excelente na sua carreira. Do Corinthians, monstro de São Paulo, para o Besiktas um dos maiores clubes da Turquia, segue-se agora a 2ª divisão no Uruguai. A ganância move-se por caminhos tortuosos. O jogador, Bobô está transformado num autêntico bobo, a soldo da avidez de dólares de Figger, o seu empresário…uruguaio.

Se o Sporting cobrir as exigências de Figger, é uma vergonha para o clube, uma vez que se torna cúmplice de um esquema completamente absurdo, que explora o valor de um atleta sem olhar a qualquer meio, verdade, ou transparência. A transferência de Rijkaard ainda hoje é uma mancha no orgulho dos leões, tenho a certeza que GL não quererá criar outra. Sempre vi Bobô como uma boa alternativa para o ataque de um clube como o nosso, especialmente quando isento de verba de transferência, agora, penso ser da mais pura sensatez procurar outras soluções.

Por falar em outras soluções, existem por estes dias alguns blogs de adeptos do Sporting que todos os dias “sugerem” possíveis transferências, através de rumores (que muito possivelmente só eles ouviram). Que autoridade teremos para criticar a imprensa quando fazemos exactamente o mesmo? Um blog é um reflexo de opinião, quando lido por dezenas ou centenas (alguns milhares) de adeptos todos os dias, tornam-se em “fazedores” de opinião. É uma responsabilidade subjectiva, mas não deixa de ser uma responsabilidade.

A liberdade de expressão está garantida na constituição, é um valor inalienável, mas acarreta também deveres, que nunca se devem subjugar à necessidade de visitas diárias, pois a possibilidade de ganhar algum dinheiro não deve interferir com um registo editorial moralmente aceitável. O “tiro ao reforço” tão usado pelos jornais desportivos é uma aberração do mercantilismo desportivo, sem nenhum critério ético jornalístico, o que dizer então da mesma atitude, quando se tratam de adeptos do próprio clube?

Alguma contenção é necessária. Em primeiro lugar e último, somos todos adeptos de um clube e isso dever-nos-ia “obrigar” a pensar se o que escrevemos ajuda ou piora essa relação. Sobretudo quando se exerce de alguma “criatividade” na “invenção” de notícias.

Até breve.   

3 comentários:

  1. Em primeiro lugar queria felicitar-te pelo excelente blog que tens. O blog é apelativo, abordas temas muitas interessantes e relevantes do mundo SPORTINGUISTA e tem uma escrita muita boa (o português em blogues por vezes é muito mal tratado). Em suma, Parabéns e continua o trabalho...

    Em relação a este texto concordo plenamente contigo... A blogues sportinguistas que mais não fazem se não prestar serviço aos lampiões e aos corruptos do norte... Todos sabemos qual é o blog que por dia recebe 500 emails com pseudo reforços para o SPORTING!!! O post é sempre escrito da mesma forma, só mudam os nomes dos jogadores e depois ainda tem o desplante de afirmar que foi o primeiro a avançar a notícia... Coitados...

    Se queremos ser campeões temos de nos deixar de criar guerrilhas internas que apenas ajudam os rivais... Eu era apoiante do Bruno de Carvalho, na noite das eleições fiz directa e quando o Godinho Lopes foi declarado presidente até me senti mal... Mas hoje digo, neste momento, sou fã incondicional do GL, Freitas & Duque, e que cada vez mais acredito no título de campeão muito em breve quem sabe se não já para o ano que vem...
    O SPORTING ESTÁ DIFERENTE PARA MELHOR

    PS:ao longo do comentário referi-me a apenas uma pessoa pois não sei quantos são...Mas parabéns para toda a equipa do blog se for o caso

    ResponderEliminar
  2. Antes de mais parabéns pelo excelente blog. Dos melhores que encontrei sobre o nosso Sporting. A excelente escrita e a qualidade dos temas abordados são imagem de marca.

    Quanto ao post concordo com o que é dito, basta de negociatas e negócios escuros com empresários sem ética e corruptos. O Sporting deve seguir o seu caminho e fazer as suas escolhas de forma livre e independente e se não conseguir contratar o Bobô virá outro, o que não faltam é jogadores com qualidade que queiram jogar futebol e projectar as suas carreiras.

    O caminho da verdade e da transparência é sempre o mais difícil, mas para isso é que existe o Sporting, somos diferentes e devemos primar pelo rigor e transparência, sem ceder a chantagens e empresários manhosos.

    Uma vez mais parabéns e se quiserem estão convidados a visitar o 'blogarasporting.blogspot.com', não é tão bom como o vosso, mas estão lá as minhas opiniões.

    SL

    ResponderEliminar
  3. http://futeboldiariosporting.blogspot.com/

    ResponderEliminar