sexta-feira, 17 de junho de 2011

Surpresas, Mistérios e Impaciência

Mais uma supresa. Schaars. O capitão do AZ. O homem que tem toda a estampa de um médio defensivo, mas é ofensivo. Resta saber se tão ofensivo como Fernandez ou mais box-to-box como Zapater. Seja como for, não consigo analisar a razão desta contratação, mais uma vez porque nunca vi o jogador a jogar. Está muito bem referenciado e tinha clubes como o PSV interessados. Mas é mais um mistério, a juntar a outros como Árias, Rinaudo, Carrilho e Wolfswinkel.

Isto de contratar jogadores “discretos” do mundo do futebol tem sempre dois lados, um mais optimista e racional que defende que se deve contratar um jogador pela sua valia técnica independente do nome, idade ou nacionalidade. Outro mais incerto, que é o começo do jogador da estaca zero, sem “bagagem” ou “rótulo” com menos margem de erro que outros jogadores já referenciados positivamente na memória dos adeptos sportinguistas.

Pela minha parte desejo que Freitas e Domingos vejam nestes reforços muito mais qualidade e rentabilidade desportiva que outras soluções mais “caseiras”. Que Carrilho seja muito melhor que Salomão, que Wolfswinkel seja muito melhor que Saleiro, que Rinaudo seja muito melhor que Adrien e que Schaars seja muito melhor que Renato Neto. Se o forem, o Sporting dará muitos passos acima na próxima época. Porque devemos ser optimistas (as reservas públicas serão só areia na engrenagem) e porque elegemos uma nova direcção que escolheu um novo treinador, devemos dar o tempo para que estes jogadores se imponham.

A Torsiglieri, NAC, Evaldo, Zapater e Valdês (as 5 contratações mais sonantes da última época) não lhes foi dado tempo algum e por muitos “opinion makers” exibem a marca de jogadores que são (não é o mesmo que “ficaram”) aquém do esperado. Vejo em todos eles potencial para representar o clube, vejo em todos competência para com a habituação ao clube e à sua dimensão dar mais à equipa. Se olharmos para outros “sucessos” como DiMaria, David Luiz, Falcão, Hulk, Liedson, Coentrão, veremos que muitas vezes o primeiro ano não é o melhor, mas com insistência e confiança os bons jogadores “devolvem” a aposta em talento, pontos e boas exibições.

As novas contratações serão assim tão melhores que as do ano anterior? Não deveríamos mudar o nosso paradigma de avaliação? Não vimos todos nós a subida de produção com a passagem de PS para Couceiro (e nem considero o último um grande treinador para clubes)? Não é demasiado fácil apontar o dedo a Evaldo e Zapater, acompanhando as “modas” da crítica jornalística? Quando tantos “cruxificavam” o lateral esquerdo nunca vi, pessoalmente as tão evidentes fraquezas e falhas apontadas.

Com Evaldo, ficou-me sempre a ideia de um lateral empenhadíssimo que queria atacar por vezes “delegando” o seu papel defensivo, muito ao género de Pereyra do Porto ou Fábio Coentrão do Benfica. Não tem a mesma técnica do segundo, nem o poder físico do primeiro, mas ainda assim tenho a certeza que com um enquadramento táctico colectivo correcto (que os dois laterais têm nas suas equipas) a época ter-lhe-ia corrido bem melhor. É só um exemplo dos equívocos de julgamento que afectaram a grande maioria das contratações feitas no ano anterior. Oxalá a visão de Domingos os detecte antes de o “público” os “queimar”.

Até breve.

1 comentário:

  1. Concordo com o que dizes, por um lado estamos a apostar em mercados que nós adeptos comuns desconhecemos e em jogadores que nunca ouvimos o falar, mas também reconheço competência ao trio Duque, Domingos e Freitas. Por isso acredito que sejam de facto mais valias, mas só me resta esperar.
    Quanto aos falhanços da época passada concordo que o grande responsável é Paulo Sérgio, e que os jogadores são crucificados só porque sim, porque parece bem dizer mal, contudo a meu ver não ficariamos pior servidos com jogadores como Adrien ou Ricardo Batista nos lugares de Zapater e Timo por exemplo.
    Independentemente dos reforços, esta época temos um grande reforço que nos faltou a época transacta chamado Domingo e acredito que todos os jogadores vão render mais.
    SL

    http://formacaoleonina.blogspot.com/

    ResponderEliminar