terça-feira, 14 de junho de 2011

Um puzzle muito verde

As peças do puzzle são estas:

Patrício
Golas (regressa de empréstimo)
Baptista (regressa de empréstimo)
Hildebrand (cessa contrato)
Stojkovic (rescindiu contrato)
Tiago (renovou contrato)

Pereira
Gonçalves (regressa de empréstimo)
Pedro Silva (regressa de empréstimo)
Abel (cessa contrato)
Cedric
Evaldo
Grimi
André Marques (regressa de empréstimo)
Caneira
Torsiglieri
Mexer (regressa de empréstimo)
Pedro Mendes (regressa de empréstimo)
Polga
Carriço
NAC (rescindiu contrato)
Nuno Reis (regressa de empréstimo)

Pedro Mendes
Maniche (renovou automaticamente)
André Santos
Zapater
Adrien (regressa de empréstimo)
Zezinho
Pereirinha (regressa de empréstimo)
André Martins (regressa de empréstimo)
William Carvalho (regressa de empréstimo)
Tales (cessa empréstimo)
Renato Neto (regressa de empréstimo)
Vukcevic
Diogo Rosado (regressa de empréstimo)
Izmailov
Celsinho (emprestado)
Fernandez
Valdes
Salomão
Cristiano (cessa contrato)

Saleiro
Liedson (rescindiu contrato)
Pongolle (regressa de empréstimo)
Owuso (regressa de empréstimo)
Postiga
Djaló
Wilson Eduardo (regressa de empréstimo)
Rui Fonte (rescindiu contrato)
Purovic (regressa de empréstimo)
Balde (regressa de empréstimo)


21 Jogadores mantêm-se (até ver)
09 Jogadores cessaram ou rescindiram contrato
19 Jogadores regressam de empréstimo
03 Jogadores oficialmente contratados (Rodriguez, Carrilho, Wolfswinkel)
02 Jogadores com pré-acordos firmados (Arias e Rinaudo)

Resultado – Domingos e Freitas têm 44 jogadores nas suas mãos, fora mais contratações que ainda cheguem.
Do lote de 21 jogadores que ainda se mantêm do plantel anterior é quase evidente que Grimi, Caneira, Polga, Maniche, Vukcevic e Saleiro (6 jogadores) só ficarão caso muitas coisas corram mal. Bem como têm sido noticiadas as possibilidades de empréstimo de Cedric, Torsiglieri, Zezinho e Salomão (4 jogadores). Assumindo que ambos os lotes cumprem o destino anunciado serão menos 10 jogadores. Ficam Patrício, Pereira, Evaldo, Carriço, Pedro Mendes, André Santos, Izmailov, Fernandez, Valdes, Postiga e Djaló (11 jogadores).

Olhando a coisa por outro prisma, o dos jogadores que regressam de empréstimo, é mais do que óbvio que o clube não contará com alguns (Pedro Silva, André Marques, Mexer, Pongolle e Purovic – 5 jogadores) e precisará de voltar a emprestar muitos outros (Golas, Pedro Mendes, Nuno Reis, Adrien, Pereirinha, André Martins, William Carvalho, Renato Neto, Rosado, Owuso e Balde – 11 jogadores). Sobram 3 jogadores, Baptista, Gonçalves e Wilson Eduardo que podem de facto disputar uma vaga no plantel.

Ao todo a “vassourada” nos activos do futebol profissional pode eliminar 20 jogadores, mantendo outros 15 emprestados, somando aos 11 que ficam do plantel anterior os 3 regressados de empréstimo acima mencionados mais as contratações. O que não bate certo. 14 jogadores a somar às 5 aquisições já (supostamente) feitas dá 19. Um plantel terá sempre 25 ou 26 atletas. Faltam 6 contratações? Não acredito e como tal regressemos à lista de jogadores “à venda” e pode ser que encontremos a solução. Entre Polga, Vukcevic, Torsiglieri, Salomão ou Saleiro, um deles ou mais irão ficar. Isto partindo do principio que serão opções mais fortes que Nuno Reis, Adrien, Balde, Pereirinha ou…Bruma.

Nos próximos dias as peças vão encaixar e muito lentamente, entre saídas e entradas os sportinguistas irão, cada um, construir o seu puzzle. Espero que exista alguém que o saiba completar, e que essas pessoas estejam a ajudar Domingos a tomar as melhores decisões. Como podemos ver pela extensa lista de activos (4 onzes completos) é um quebra-cabeças difícil de resolver.

Até breve.

3 comentários:

  1. Boas!

    Finalmente um blog sportinguista faz uma verdadeira análise aos quadros do clube para a próxima época!

    Sempre achei que mais importante que contratar jogadores seria colocar aqueles com quem não se conta, os modernamente chamados de excedentários. Infelizmente no nosso Sporting são mais que muitos.

    Isso é tão mais importante pois a sua colocação permite ao treinador trabalhar com apenas aqueles que realmente deseja e por outro porque a sua saída permite um maior desafogo a nível salarial importante para a aquisição de novos elementos.

    Por esta altura preocupa-me mais ainda não termos colocado este "peso morto" do clube do que não ver serem contratados mais jogadores.

    Espero que este seja um ano 0 e que possamos caminhar todos juntos até à glória!

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Aparentemente já podemos riscar mais dois, Renato Neto e Nuno Reis permanecerão, por empréstimo no Cercle Brugge...

    ResponderEliminar
  3. Olha em 1º lugar o Willian Carvalho não regressa de nenhum empréstimo porque esta época que acabou representou os juniores do clube. Mas acredito que tenha sido uma distração tua.

    Em 2º lugar, com as saidas comfirmadas do Nuno Reis, Renato Neto e Baldé para a Belgica, passam a ser 3 menos dores de cabeça.

    Em 3º lugar, como o Pereirinha já foi avisado que não ficava no plantel por isso podia procurar clube, menos uma dor de cabeça.

    Em 4º lugar, O Sporting prepare-se para rescindir com o Purovic e o Owuso, menos duas dores de cabeça.

    Em 5º lugar, já se fala que o Diogo Rosado caso renove o contrato, Zezinho, Willian Carvalho e Pedro Mendes, irão representar o Atlético caso a parceria entre os dois clubes seja uma realidade. Menos 4 dores de cabeça.

    Em 6º lugar, Cedric e Salomão devem de ir fazer companhia a trio que vai para a Belgica, logo menos duas dores de cabeça.

    Em 7º lugar, o Olhanse pretende o emprestimo de Ricardo Batista, Mexer e Wilson Eduardo. Menos 3 dores de cabeça.

    Conclusão, o número reduzio drásticamente e, mais reduzido vai ficar, depois dos emprestimos de jogadores como o André Martins que não me acredito que faça parte do próximo plantel mesmo que eventualmente faça a pré-época, o Adrien, Saleiro e Torsiglieri.

    Os restantes o Sporting tentará encaixar alguns de forma a realizar uns trocos, mas não nos podemos esquecer que existe uma verba de 10 milhões destinada às indemnizações, que até poderá não ser mexida caso os trocos dos eventuais encaixes sejam razoaveis.

    Eu penso que tudo com calma lá vai e, esta nova direção, já nos deu o indicador que a forma de gerir o futebol do clube é totalmente diferente daquilo que vinha a ser feito de há uns bons anos a esta parte.

    A impaciência é muito e eu reconheço porque por também a cheguei a ter, só que agora e depois de observar este novo modelo de trabalho que está a ser executado, deixei de a ter.

    Tudo tem o seu timing e, eu acredito, que os responsaveis sabem bem qual o timing certo para apresentar o que tiver que ser apresentado.

    Vamos ser um pouco mais pacientes e acreditar que o navio vai atracar em bom porto.

    SL

    ResponderEliminar