quinta-feira, 12 de maio de 2011

Com a verdade me enganas

O comunicado da SAD do Sporting esclarece que este organismo não está a negociar com nenhum treinador e que o fará só depois do fim da época. Esta é a peça final do puzzle da contratação de Domingos.

Tanta segurança do comunicado só revela que os responsáveis da SAD nada temem neste momento. Se por alguma questão houvesse alguma incerteza no pré-acordo de Domingos com Godinho Lopes (e não com a SAD, pois esta não pode firmar contratos com alguém que está contratado) ela acaba de ser desfeita o que coincide curiosamente (e suspeitamente) com a admissão de Domingos que o seu futuro já estava decido há muito e não contemplava a permanência em Braga.

1+1=2 e apesar de no futebol nem sempre esta regra ser válida é certo que o próximo treinador do Sporting se vai chamar Domingos Paciência. Será bem vindo pelas épocas surpreendentes que fez no Braga, apesar de manter as minhas dúvidas quanto à validade dos seus argumentos tácticos perante equipas que cedem o domínio de jogo ao adversário.

Das duas uma, ou Domingos comprova que ainda tem muito que aprender até estar pronto para um clube de títulos como devia ser o Sporting ou prova que o fio de jogo que construiu no Braga foi apenas uma adequação ao jogadores que tinha à disposição e que sabe dar o cunho dominador a uma equipa que assume as despesas ofensivas do jogo.

Á partida já está colocado numa equação de perfil que os últimos 4 treinadores não conseguiam completar – ganhador, motivado, em ascensão profissional. A Paulo Bento faltava diversidade táctica, a Carvalhal faltava carisma e pulso forte, a Paulo Sérgio faltava discurso e profundidade técnica e Couceiro herdou as consequências de todas estas incompetências mais as da direcção anterior.

Resta ao Braga cumprir a vontade do seu presidente e agora sem outro remédio assumir o acordo com Leonardo Jardim, tal como irá restar ao Porto procurar uma nova solução sabendo que nem Domingos, nem Jesus (o Benfica fez marcha-atrás precisamente pelo previsível destino do seu treinador) estarão disponíveis. Desta vez Pinto da Costa vai ter mesmo que arriscar em algo mais desconhecido, algo que sabendo da forma como pensa andará bem próximo de um Rijkaard ou um Rui Faria.

Uma coisa é certa, o Special Two dificilmente continuará no Dragão. As propostas são muitas e valiosas. Depois de esta época onde pode conquistar tudo, a próxima já nada teria para melhorar, a Champions League é por agora, ainda e só mesmo, uma miragem.

Para o Sporting a próxima época começa com este comunicado. Com um treinador, mas ainda sem equipa.

Até breve. 

1 comentário:

  1. Concordo em absoluto com tudo o que aqui foi escrito, excepto na ideia de que o special two não irá ficar no gangue da fruta, porque já nada haveria para melhorar e a champions é uma miragem. Será por estes dias uma miragem como em 2003 era para o special one, e depois foi o que se viu. Vão estar muito fortes, os bimbos. E nós temos muito caminho para arrepiar até nos podermos bater com eles. Por agora dou as boas vindas ao domingos, a quem reconheço muitas qualidades, mas confesso-me apreensivo face ao plantel que lhe vão dar. Com bobôs não vamos lá.. Se tiver um lote de jogadores capaz, à altura da nossa grandeza, acho que o domingos tem competências suficientes para o aproveitar no registo dominador, já que parece claro ser capaz de o fazer no cínico.

    ResponderEliminar