terça-feira, 10 de maio de 2011

Projecção de Plantel 2011/12

Para todos os sportinguistas que seguem o clube, já se torna nítido que a condição de suplente de Vukcevic por oposição à titularidade de Izmailov quer dizer muita coisa. A mais concreta é que o montenegrino irá ser vendido. Já é mais ou menos público que Hildebrand, Tiago, Abel, Caneira, Polga, Grimi, NAC, Maniche, Tales, Cristiano e Saleiro não fazem parte das contas do próximo treinador. Permanecia a dúvida de Cedric, Salomão, Zapater e Vukcevic. Se os dois primeiro serão emprestados, o segundo deverá ser vendido (enquanto o nome ainda diz algo no mercado espanhol) e o terceiro ao que parece deverá ser transferido para Inglaterra.

Ao todo são 15 jogadores, bastante mais do 50% do plantel. Se isto não é uma renovação completa, ficará muito perto de o parecer. Dos 15, apenas 5 ou 6 serão aquisições, destas 2 serão tal como Carrilho apostas para o futuro, o resto será preenchido com o regresso de empréstimos, a equivalência deverá ser qualquer coisa deste género:

Tiago – Golas (Boavista)
Hildebrand – R.Baptista (Olhanense)
Abel – J.Gonçalves (Olhanense)
Grimi – Wendt*
Polga – A.Silva*
NAC – Rodriguez*
Zapater – Hurtado*
Maniche – Adrien (Académica)
Vukcevic- Zahavi*
Saleiro – Neira*
Cristiano – Carrilho
Liedson – Bobo*
Salomão - W.Eduardo

* Últimas referências do mercado

Caneira, Tales e Cedric não terão substituição uma vez que eram opções extra.

O plantel deverá ser muito próximo de:

Guarda Redes - Patrício, Golas e R.Baptista
Defesas direitos – Pereira e Gonçalves
Defesas esquerdos – Evaldo e Wendt*
Defesas Centrais – Carriço, Torsi, A.Silva* e Rodriguez*
Médios Centro – P.Mendes, Adrien, André Santos e Hurtado*
Médios Ala – Izmailov, Carrilho e Zahavi*
Médios Ofensivos – Fernandez e Valdes
Avançados – Bobo*, Postiga, Djaló, Neira* e W.Eduardo

Custo: 7.2me

Wendt – Prémio de assinatura  - 0,5me
A.Silva – Compra de 50% de passe (+opção de compra) – 2,5me (+2,5me)
Rodriguez - Prémio de assinatura  - 0,2me
Hurtado – Compra de passe – 0,5me
Zahavi – Compra de passe – 0,8me
Neira - Prémio de assinatura  - 0,6me
Carrilho - Compra de passe – 1,3me
Bobo - Prémio de assinatura  - 0,8me

Vendas: 11me

Grimi – 1me
NAC – 2me
Zapater –  2,5me
Vukcevic – 3me
Pongolle – 2,5 me

Quem estiver a ler este plano de reformulação deve estar a pensar “mas então e os 30 milhões para reforçar a equipa?”. Pois, na verdade GL não disse de onde vêm essas verbas e o que penso ser mais correcto é o investimento do futebol para a próxima época será realmente de 30me. Isso contempla ordenados, compras de passe, rescisões, equipa técnica, scouting, etc. Estes 11me que avalio (em baixa) de vendas fazem já parte dos 30me.
Paolo Hurtado, Carrilho e Neira serão as tais jóias da coroa para o futuro. 1 lateral esquerdo, 2 centrais, 1 ala e 1 ponta de lança serão reforços de maior experiencia e estatuto. Penso que para o caso da venda de Patrício, Artur do Braga será o substituto escolhido, algo que dificilmente acontecerá, o Sporting pede 15me e o Man Utd só está disposto a dar 8me. DeGea custará a Ferguson 20me. O Atlético de Madrid não quer vender o jogador e não existem por aí muitos com a idade e o valor destes 2 guarda-redes. Arsenal, Tottenham e Milan seguem com atenção o processo.

Sublinho que esta não é a minha visão de como o plantel deveria ser construído, mas sim a que prevejo que vá acontecer. A equipa melhora, irão existir mais soluções, mas faltará um ou outro argumento de maior peso, nomeadamente no meio campo e nas alas.

Até breve.

2 comentários:

  1. Olá.
    É a primeira vez que posto neste blog. Sendo o plantel do Sporting um das noticias que mais leio e investigo, queria lhe corrigir algumas situações.

    O Sporting já avisou que o Ricardo Baptista continuaria emprestado e depois do caso do doping, ainda mais motivos tem
    O Alex Silva já chegou a acordo em ficar em São Paulo, que aliás era o desejo dele. Chegou a equicionar sair quando se zangou com o presidente, mas agora já fizeram as pazes

    ResponderEliminar
  2. É pena que não se tenha dado enfâse ao facto de o Carlos Galambas ter dado uma conferência de imprensa em que dá como terminada a sua carreira como andebolista profissional, relevando o facto de o fazer no clube que AMA, sim ele ama o clube e poucos no futebol gostam sequer... Dêm destaque a quem o merece... Abraço

    ResponderEliminar