quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Campanhas de Natal

Não sei se é apenas coincidência, mas parece que o início das Campanhas de Natal marcou também a abertura de caça aos nomes para reforços do Sporting. Ao contrário do Benfica, que resolveu antecipar-se expressando em comunicado a resolução de não investir no mercado de inverno (vejo por detrás disto um receio legítimo de perder mais negócios para o Porto) Sporting e Porto já deram sinais evidentes de estar a procurar soluções.

Se no Porto é evidente que falta um lateral direito e um avançado, no Sporting o centro da defesa e o meio campo defensivo serão as posições mais carenciadas. E mesmo que diga o contrário o Benfica precisa evidentemente de um lateral esquerdo. O problema, comum aos 3 clubes é que nenhum terá neste momento da época verbas para grandes aquisições.

O Sporting gastou o que tinha para gastar, o Benfica e Porto tem acordos de pagamentos elevadíssimos por cumprir (Garay, Enzo Perez, Danilo e Alex Sandro), não têm nenhuma garantia de passagem à próxima fase da Champions e no caso do Benfica, o final da época (ou talvez antes) marcará uma remodelação profunda do plantel.  Eduardo regressará a Génova, Capdevilla a Espanha, Miguel Vítor, Jardel e Luis Martins para empréstimo, Aimar, Enzo, Saviola e Cardoso dificilmente quererão ficar e ainda existe a hipótese de Javi Garcia e Gaitan serem alvos de ataques de “tubarões”.

È pois evidente que 2012 será palco para uma grande revolução na Luz, não se sabendo se será Jesus o treinador desta transição (se não vencer a Liga e prova Europeia é mais de que certo que não será). Manda a prudência que se reserve algum “poder” de investimento para essa altura.

Neste cenário as soluções internas, da Liga Portuguesa são mais que apetecíveis. A rápida adaptação e reduzido custo já que (à excepção de Braga e Beira Mar) os restantes clubes estão a precisar urgentemente de vender. Algumas soluções são lógicas:

Sporting – Adrien (Académica), Tavares (Beira Mar), Felipe Lopes (Nacional)  Ludovic (Feirense)

Benfica – Ismaily (Olhanense), Pedro Moreira (Beira Mar), Mateus (Nacional), Schaffer (U.Leiria), Teles (Guimarães)

Porto – Hugo Vieira (Gil Vicente), Luis Leal (U.Leiria), Michel (P.Ferreira) Edgar (Guimarães)

Numa economia desportiva caseira falida, qualquer um destes negócios seria fundamental, já aqui mencionei os perigos que os ditos clubes “pequenos” atravessam por quererem à força hipervalorizar os seus atletas quando um “grande” bate à porta, mas a cada ano que passa são menos as trocas de moeda internas, aumentando o fosso económico, por mais que orçamentos também hipervalorizem as receitas.

Não sei quantos clubes chegarão ao fim desta época com ordenados em atraso, mas pelo que já corre por aí serão em número bem maior que 50%. Se continuarmos neste caminho serão um dia 75% e depois 90%...acabando os 3 grandes por jogar sozinhos. Janeiro pode ser uma boa oportunidade para sair do red line financeiro, desde que engolindo o orgulho, vendam alguns atletas por preços justos e moderados.

Até breve. 

Sem comentários:

Enviar um comentário