sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Ser Grande

Enquanto vamos somando essencialmente vitórias e muita moral, vamo-nos distanciando do passado recente, vamos esquecendo a depressão profunda que era ver um Sporting errático e frágil semana após semana. Hoje encaramos derbies com confiança, imaginamos menos provável a derrota, mais lógica uma boa exibição. Muito se deve a duas pessoas. A Freitas e Domingos. Se o primeiro "comprou" as ferramentas, o segundo está a usá-las na perfeição.

É importante reconhecer isto, de forma a que ambos sintam o apreço pelo seu trabalho, por aquilo que já conseguiram. E não deve ter sido fácil. Limpar todo um plantel de equívocos bastante dispendiosos, intervir no mercado quase sem margem de manobra e dar fio de jogo a dezenas de culturas de jogo diferentes pareceu complexo (ainda parece) mas valha a justiça, houve coragem, inteligência e pela primeira vez há muito tempo, uma cultura de gestão desportiva a sério.

Quis escrever este post antes do derby, antes de uma derrota ou vitória parecerem um apoio ou uma consolação. Não, apenas tenho gratidão pois poucas coisas fora da família e amigos me dão tanto prazer como ver o Sporting a jogar bem e a ganhar jogos. Este ano prometeu-se menos aos adeptos, mas estamos a receber muito mais. É neste espírito de humildade e ambição (não são contraditórias), que se mistura desejo e cautela, sonho e realidade.

Domingos tem sido o símbolo da sobriedade, da lucidez, não tem tentado brilhar na imprensa e nota-se que as grandes mensagens ficam no balneário. A intelectualidade de Mourinho não é uma obrigação, cada treinador pode ter um estilo diferente e o nosso tem o seu. Não faz "mindgames", tenta concentrar-se na sua esfera de acção, não tem reservas em falar de jogadores individualmente e no sentido inverso preocupa-se sempre numa mensagem colectiva.

Todas as semanas vejo algum tipo de melhoria, embora nem sempre os jogadores brilhem individualmente, como equipa, o plantel tem crescido imenso. No regresso de jogadores chave, na estabilização de um onze sem lesões, nos retoques normais de Janeiro, o Sporting será ainda mais forte e há todas as razões para acreditar num 2012 com sucesso. Eu pelo menos acredito nisso e agradeço a quem tornou possível este caminho.

Seja qual for o resultado do jogo de amanhã, eu estou com o treinador e com a equipa. Ganha-se e perde-se mas a confiança e a ambição não pode quebrar. Chama-se a isso..."ser grande".

Até breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário