quinta-feira, 3 de novembro de 2011

O Calcanhar de Aquiles

Se existe alguma fraqueza sincera da equipa de Domingos até agora ela terá de ser apontada à enorme facilidade que muitos dos titulares tem em se lesionar. Da Roménia trazemos uma derrota, mas ainda pior que o insucesso são as lesões de Rinaudo e Bojinov. É demasiado para uma equipa que deseja lutar pelos seus objectivos ter de lidar com tantas lesões simultâneas. Espero que não se confirme o diagnóstico de fractura de tíbia e perónio do médio argentino, seria o fim da época para Rinaudo e a retirada de um dos maiores argumentos do plantel.

Neste momento o departamento médico dos leões tem Insua, Rodriguez, Onyewu, Polga, Rinaudo, Jeffren, Izma e Bojinov como clientes. É quase uma equipa inteira! Só desde a última partida "encostaram" 6 jogadores, sendo que Rodriguez recuperou parcialmente. Será absolutamente impossível continuar com este quadro. Alguém tem de juntar as peças do puzzle e descobrir a melhor forma de ultrapassar este cenário que dura desde a pré-temporada. Também é responsabilidade de Domingos resolver este verdadeiro calcanhar de Aquiles, as culpas não são do departamento médico, esses são reactivos por natureza e não lhes compete avaliar métodos de treino ou competição.

É preocupante que com 4 centrais, raramente Domingos tenha escolha e que com 4 alas, tenha de "inventar" um Matias a ala direito. Sobra espaço para outros jogadores, mas se o aproveitamento for igual ao jogo de hoje, estou verdadeiramente preocupado. André Santos está "pesado", sem energia e sem ideias, muito longe da capacidade de Rinaudo. O que à partida poderia ser o substituto ideal, deixa de o ser, o que é grave. À excepção da adaptação de Carriço a trinco (o que é ainda pior) não existe nenhuma solução para ausência do "tripero", tenho de reconhecer a razão dos que na pré-temporada reclamaram pela chegada de mais um médio defensivo...veio Elias, que sendo fantástico não é nenhum trinco.

Não tenho muitas dúvidas que será a primeira necessidade de reforço de inverno caso se confirme o "negro" destino de Fito Rinaudo. Faltam 7 jogos até à abertura do mercado, 4 para a Liga, 2 para a Liga Europa e 1 para a Taça de Portugal. Com um pouco de sorte, Rinaudo regressa em breve, com um pouco menos de sorte a equipa estará sem o argentino mas a tempo de colmatar esse afastamento, e sobretudo a tempo de não perder nenhum espaço competitivo. Até lá pede-se muito, muito mais a André Santos.

Quanto ao jogo, pouco há a dizer, a derrota chegou e por culpa própria, o que é pena. Foram sombras que estiveram na Roménia, alegorias da equipa que temos visto jogar. Facilitismo a mais e concentração a menos. Frente ao União, a equipa terá de provar que "estas coisas acontecem" e desaparecem sem vestígios. Creio que há elementos a retirar desta partida que apontam para alguma intranquilidade no passe frente adversários com o bloco muito baixo, isso pode ser trabalhado, sobretudo para dar a dinâmica que em Alvalade se torna mais fácil de imprimir.

Até breve.

1 comentário:

  1. Caro Violino,
    Como eu concordo com a análise!...
    Pode ser que com João Pereira, Insúa, Onyewu e Elias, se puderem todos ser recuperados, a coisa se componha, mas ... Rinaudo é insubstituível!...
    Um abraço

    ResponderEliminar