segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Justiça e destques


O Sporting venceu 2-0 o Braga. Podia ter marcado mais 2, como também podia ter sofrido outros dois. Houve penalties por assinalar para os dois lados, um par de expulsões também. O Sporting continua em prova…o Braga não. Mas para os nossos queridos analistas, o Braga merece aquela “simpatia” de equipa brava que mesmo a perder e com menos um, mandou uma bola ao poste (ninguém viu mas o Paulo César não saltou…em cima e não por cima do defesa leonino).

Tenho pena que ninguém se tenha apercebido que o Sporting jogou muito mais do que o Braga e que tenha dominado (sim teve 2 ou 3 falhas defensivas…porque o adversário também joga à bola, nesse domínio o Braga teve quantas falhas defensivas? 12?...) quase toda partida, a segunda parte foi em slow motion, o que acho inteligente por 2 razões: 1 – A ganhar 2-0 e com mais um jogador…com um plantel cheio de lesões…poupou-se o esforço e amarelos; 2- Humilhar o Braga (o Sporting podia tê-lo feito…) só iria beneficiar o Porto.

Algo que também escapa normalmente às análises dos nossos jornalistas é a forma quase natural como este Sporting vence os seus obstáculos, uma vantagem que se começa a mostrar logo nos primeiros instantes da partida e se mantém regular por todo o jogo. À excepção do jogo fora frente ao Vaslui e no particular frente à Selecção Angolana, que coincide com onzes de circunstância, os leões com menor ou maior facilidade cumpriram com aquilo que se pedia.

Faço aqui os destaques que ninguém fez, pelo menos de forma justa à equipa:

Patrício – Tirou 2 golos. Importantíssimo.
Polga- Seguro, para quem tanto pediu que saísse…ora se não é o melhor central, anda lá muito perto.
Onyewu- O espaço aéreo é dele. Não lhe peçam rapidez e grandes sprints atrás de avançados…o Americano faz o que pode com a sua constituição.
Carriço- Assim que entrou a equipa soltou-se mais e embora ache que a função de médio nunca lhe será natural…quem não tem Rinaudo, caça com Santos e Carriço.
Elias- Mais uma partida que mostrou a capacidade de estar em todo o lado, o brasileiro vale por 2, o mesmo é dizer que o Braga jogou sempre com 1 e depois 2 jogadores a menos.
Capel- Se levantasse a cabeça quando corre com a bola, seria um dos melhores extremos do futebol mundial, assim é só o melhor ala esquerdo a actuar em Portugal. Coisa pouca.
Carrilho- Quando jogar mais e se deixar de “esticar” demasiado a passada com bola será um portento. Se fosse scout de uma grande equipa europeia comprava-o já, antes que o preço subisse. E vai subir muito.
Wolfswinkel- A qualidade deste avançado vem muito para além dos golos. Sabe jogar “baixo”, abrir linhas de passe, servir de pivot atacante, sofre uma quantidade astronómica de faltas nas costas sem protestar e é incansável na pressão aos médios de construção adversários. Enfim…um achado, eu que pensava Liedson tão difícil de substituir.
Ínsua- Quase sem se dar por isso, o lugar mais problemático dos últimos anos ficou resolvido…o argentino não é espectacular em nenhum parâmetro do jogo, mas é muito bom em todos…mais um golo.
Evaldo- Posso levar uma multa dos “odiadores” deste jogador, mas ontem não há como não ter visto que entrou muito bem…fez lembrar o Evaldo…do Braga.

Até breve.

2 comentários:

  1. Caro Violino,
    É um lugar comum eu vir aqui aplaudir os seus artigos. Mas quero deixar bem claro que a "culpa" não será minha.
    Mais uma vitória e, se espinhas houve, ficaram todas atravessadas nas gargantas do Salvador e Jardim. Problema deles...
    Informo-o que voltei à carga nas "Bês". Porque encontrei uma coisa muito bem escrita no blog "Em Jogo", de Miguel Lourenço Pereira, que não conhecia e que recomendo. Leia e conte-me coisas...
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Também gosto das crónicas, mas discordo nas grandes penalidades, pelo menos nas duas situações masi delicadas, não houve falta. A do Polga foi arriscada, mas ele primeiro toca na bola, e basta fazer pausa nesse momento que tira logo as dúvidas....

    ResponderEliminar