terça-feira, 29 de novembro de 2011

Expectativas


Com Jeffren e Izma a poucos jogos de regressar, Domingos ganha dois jogadores essenciais à sua táctica de flancos bem activos. O espanhol será talvez mais importante nessa missão já que é um flanqueador de origem. Já Izmailov, um ala muito interior (nunca se posiciona junto à linha) será uma boa hipótese no centro do ataque, numa boa alternativa a Fernandez (que ainda se espera por saber o tempo de paragem).

A grande expectativa deste ano sempre foi saber o que Capel e Jeffren podiam fazer juntos nas alas. A boa campanha “quase” nos fez esquecer aquele que foi a contratação mais sonante do verão, pois não é todos os dias que se contrata um jogador ao Barcelona, mesmo que seja suplente. Pode-se argumentar a surpresa que foi a chegada de Elias, mas Jeffren é daqueles jogadores que “traz” gente aos estádios, que põe o público expectante jogada a jogada, um pouco do suspense que Quaresma e Ronaldo
tão bem provocavam no nosso público e nos defesas adversários.

A imprevisibilidade é um dom raro e muito poucos jogadores conseguem neste momento provocá-la. Rentabilidade não é o “negócio” deste tipo de jogadores, por cada jogada magistral há uma recepção falhada, um pique inconsequente, mas quando sai bem…senta os defesas e marca golo. É curioso que desde que Nani saiu nunca mais o Sporting tinha tido um jogador com estas características, este ano chegaram 2, pois com Jeffren chegou também Carrilho, um peruano tímido que promete ser dos jogadores mais talentosos que já alguma vez vestiram a camisola verde e branca.

O plantel de 2011/12 pode ficar na história, talvez não pelos títulos, mas pelo início de leão ao peito de grande jogadores, futuras estrelas do futebol mundial. Aos mencionados junto obviamente Rinaudo, Rubio e Wolfswinkel. Serão jogadores que estarão por pouco em Alvalade, jogadores que mostraram muito mais que o que se esperava na 1ª época e que estão a tirar todas as dúvidas junto dos observadores dos emblemas mais endinheirados da Europa. Schaars, Capel, Patrício, Pereira e Fernandez há muito estão (até já estiveram) na calha para um boa transferência.

O valor de uma equipa ou de jogadores também se mede pelo interesse de outros clubes e esta equipa já tem demasiados scouts presentes nas suas partidas para que se ignore esse significado. E ainda há 3 ou 4 jogadores juniores que podem fazer a sua estreia. Há muito futuro.

Até breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário