quarta-feira, 27 de abril de 2011

Certezas e Dúvidas

Não posso deixar de achar surpreendente a renovação de Izmailov. Friamente analisando o contributo do jogador, as últimas épocas são inexistentes. Lesões, indisciplina, motivos de sobra para olhar para a presença do russo num futuro plantel com, pelo menos, algumas dúvidas. Se existisse um jogador perto da saída nos últimos tempos, Marat certamente era o alvo de todas as apostas.

É óbvio que uma renovação nesta altura subirá um pouco o valor do jogador depauperado por uma época inteira de lesões. Não sei se é este o cenário de fundo que envolve esta opção, mas se o for e se garantir uma venda por valores próximos ao que já foi oferecido ao Sporting, este prolongamento do contrato é em absoluto uma boa medida. Tivessem outras direcções estado atentas à relação do clube com o jogador noutros casos e muitas saídas recentes não tinham resultado nos péssimos negócios que todos recordamos.

Izmailov é um excelente jogador. Tem uma capacidade técnica superior, é fortíssimo tacticamente e possui capacidade de finalização (o que não abunda nos plantéis mais recentes). Além disso é um atleta polivalente, podendo jogar nas alas tão bem como o faz na posição 8, no centro do terreno. Quando está em forma é incansável, quando está confiante é um jogador frio na chegada à área e nas assistências para golo. Essa é que é a questão – quando está em forma.

Ter jogadores como Pedro Mendes, Izmailov ou qualquer outro desta valia como habitués do departamento médico do clube em vez de presenças assíduas no onze custa muito e não oferece benefício competitivo ao clube. São o que se pode dizer não soluções. Não conhecendo a fundo as questões clínicas é um risco “contar” com estes jogadores como peças base do plantel. Esta gestão é difícil, primeiro porque é difícil prever o futuro. Marat tanto pode fazer uma época excelente e atingir a importância que já teve no fio de jogo da equipa, como pode passar mais uma temporada a recuperar de lesões. Resta só a esperança o que não é argumento para preparar uma época.

Voltamos ao início. À frieza dos números e estatísticas. Nessa perspectiva, que é a única viável num clube que vive tempos complicados em matéria financeira e desportiva, o Sporting deve vender o melhor possível os atletas que colocam mais dúvidas do que certezas na estruturação de uma equipa. A renovação é um caminho com duas saídas: valorizar o jogador antes de uma venda ou valorizar o jogador dentro do futuro da equipa. Ambas multiplicam incertezas, mas é para isso que servem directores desportivos e treinadores, para ver certezas onde nós adeptos vemos dúvidas.

Até breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário