segunda-feira, 18 de abril de 2011

Reavaliação

Faltam poucas jornadas para acabar a Liga e é mais do que certo que foi mais uma época a marcar passo. Sem glória, sem brilho, com muito pouca valorização do plantel. A nova direcção repete promessas de mudança, destaca o trabalho que está já a ser feito para reforçar o plantel e embora seja cedo, começam-se a vislumbrar os caminhos que podem ter os actuais jogadores da equipa.

Patrício – Será a peça base na baliza. Se não for vendido a um grande europeu, isentará o clube de investir nesta posição.

Hildebrand – Está mais do que decidida a sua saída. Cessa contrato com ambas as partes felizes com o abandono.

Tiago – Foi o último ano para o jogador mais experiente do plantel. Poderia continuar, mas “taparia” a oportunidade para um jovem começar a despontar em Alvalade.

João Pereira- Apesar de cobiçado por alguns clubes, o tipo de oferta não seduzirá o clube a vender um lateral direito, ainda por mais agora que assume o estatuto de internacional.

Abel – As boas prestações que fez, não foram suficientes para seduzir o Sporting a renovar o seu contrato. Sairá depois de muitas épocas de leão ao peito, alguma delas em bom plano.

Cedric – Saindo Abel, existirá mais espaço, mas ainda será cedo para este jovem poder disputar a titularidade. Deverá ser emprestado.

Grimi – É o caso mais óbvio de um jogador que precisa e será mesmo substituido. Haja interessados ou não, não fará parte do plantel da próxima época.

Evaldo – Não foi o lateral que prometeu ser no princípio da época e teve uma baixa de forma muito grande. Manter-se-á na equipa para disputar um lugar com uma aquisição para o mesmo lugar.

Caneira – Parece que é desta que acaba a saga deste jogador. Deve rescindir com acordo.

Polga – Está mais do que esgotado o seu tempo em Alvalade. Existe algum interesse de clubes brasileiros e a melhor proposta levará o central. Se não existir nenhuma rescindirá ficando livre para decidir o seu futuro.

Nuno André Coelho – A não ser que Domingos expresse diferente opinião deverá ser vendido ou emprestado. Deverá ser mais viável o seu empréstimo, especialmente a clubes estrangeiros.

Carriço – A lição de desvalorizar um jovem capitão foi apreendida e nota-se a confiança do clube no talento deste jogador. Também devem cair algumas propostas para a sua venda, mas nenhuma com o valor necessário para libertar uma grande esperança do futebol português.

Torsiglieri – De flop a titular foi só preciso um pequeno passo. As lesões e castigos de Carriço ajudaram, mas o jovem Argentino tem mostrado muito mais potencial do que o que se podia antever sob o comando de Paulo Sérgio. Irá manter-se na equipa.

Pedro Mendes – Apesar das muitas lesões, deve ficar no plantel.

André Santos – Já muitos esperavam que podia fazer uma boa época, mas o rapaz pegou de estaca. Cresceu muito e numa época horrível para o fazer.

Zapater – Tem desiludido, apesar de ser evidente o seu empenho para se integrar no futuro do clube. Tal como outros, dependerá do dinheiro para aquisições para o substituir. Penso que continuará, quem sabe outro modelo de jogo o benificie.

Maniche – Promete ser um caso bicudo de resolver. Uma precipitação contratual, que agora custará bastante ao clube para anular. Deverá sair.

Izmailov – Quando todos já pensávamos que não vestiria mais a camisola do Sporting, ei-lo de volta. Mesmo assim penso que uma proposta de 6 ou 7 milhões levará o jogador de volta para a Rússia, a questão é, será que alguém se vai chegar à frente?

Valdes – Ainda não parece de volta o Valdes que chegou a “segurar” a equipa sozinho. Deve ficar apesar da quebra de rendimento.

Fernandez – Finalmente o Matias que todos “líamos nas entrelinhas”. Será o pilar ofensivo do novo Sporting. Ele que esteve tão perto de ser vendido por 2 me.

Vukcevic – Vai depender de Domingos a permanência do Montenegrino. Se renovar…

Tales – Regressa à procedência.

Cristiano – Os 6 meses de contrato só provaram o que todos anteviram. Deve cessar contrato sem opção de renovação.

Salomão – Fez algumas boas exibições, mas a necessidade de “pesos” mais “pesados” obrigará a um empréstimo. Precisa de jogar.

Saleiro – As fracas prestações em dois anos no plantel vão atirá-lo de volta ao empréstimo, a não ser que alguém se proponha a adquirir o seu passe, o que é remoto.

Djaló – Mais uma época para tentar demonstrar que tem uma palavra a dizer sobre o comando de um novo treinador. O efeito do trauma “Varela” está a ser-lhe muito útil.

Postiga – De contrato renovado e a não ser que caia uma proposta suficientemente tentadora para dar 50% ao Porto e ainda ser rentável (qualquer coisa como 8 ou 9 me) o avançado continuará em Alvalade.

Portanto:

Saem definitivamente: Hildebrand, Tiago, Abel, Grimi, NAC, Polga, Maniche, Salomão, Tales, Cristiano e Saleiro (11 saídas)
Saem mediante retorno de investimento: Vukcevic, Izmailov, Djaló
Vagas a preencher: 2 Guarda-redes, Lateral direito, Lateral esquerdo, 2 centrais, 1 médio, 2 alas, 2 avançados (11 vagas).

Nas próximas semanas saberemos quantas destas vagas serão regressos de jogadores emprestados, Pongolle, Adrien, Nuno Reis, Renato Neto e Wilson Eduardo são boas hipóteses mas talvez apenas Pongolle pelo que representa de investimento financeiro e Wilson Eduardo pela carência de jogadores com o seu perfil sejam de facto candidatos. Golas e ou Baptista devem ocupar as vagas na baliza.

Até breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário