sexta-feira, 1 de abril de 2011

À Lupa

Os reforços que se anunciam são bons. Muito bons se tivermos em conta a saúde financeira do clube. Não será fácil que coloquem um pé em Alvalade, mas antes de começar a desmontar a ilusão é hora de conhecermos um pouco quem são estes jogadores:

Óscar Wendt – 25 anos – 1,81m - 13 int. A pela Suécia
Carreira: Gotemburgo, FC Copenhaga
Esquerdino, Posição de origem - Lateral esquerdo, Adaptação: Lateral direito
Valor de Mercado: 3me
Agente: Autostrada Agents DB / Samuel Edoh
Clubes interessados: Benfica, Liverpool, Newcastle, Palermo, Marselha
Condições prováveis de transferência: fim de contrato

É um jogador que levaria o seu tempo a adaptar-se ao futebol latino, mas é o lateral esquerdo da Selecção Sueca e isso prova algum valor. Está referenciado como um jogador de equipa, regular, sem grandes habilidades, mas bom a cruzar. O Sporting seria um bom portão de entrada para a Europa dos grandes.

Esequiel Garay – 24 anos – 1,88m – 2 int. A pela Argentina
Carreira: Newells Old Boys, R.Santander, R.Madrid
Dextro, Posição de origem – Central
Valor de Mercado: 10me
Agente: Front Group / Renato Cedrola
Clubes interessados: Lyon, R.Santander, Milan, Fenerbache
Condições prováveis de transferência: empréstimo com opção de compra – 8.5me

Tapado por Carvalho e Pepe no Real Madrid este argentino tem tudo para ser um grande central. É muito bom no jogo aéreo, certo na marcação e possui uma boa capacidade de passe. Tenho dúvidas que queira trocar o gigante espanhol pelo Sporting.

Alberto Rodriguez – 27 anos – 1,82m - 31 int. A pelo Peru
Carreira: Sp.Cristal , Braga
Dextro, Posição de origem – Central
Valor de Mercado: 4,2me
Agente: Danko Dikic
Clubes interessados: Hércules, AEK Atenas, Olympiakos
Condições prováveis de transferência: fim de contrato

Já todos conhecemos este jogador. É muito bom na marcação, tem algumas deficiências no jogo aéreo, mas compensa com um excelente posicionamento. Já esteve com um pé no Porto e por mais de uma vez foi interesse do Sporting.

Alex Silva – 26 anos – 1,93m - 2 int. A pelo Brasil
Carreira: Ponte Preta, Rennes, Vitória, Iraty, São Paulo, Hamburgo, São Paulo
Dextro, Posição de origem - Central, Adaptação: Lateral direito e médio defensivo
Valor de Mercado: 4,5me
Agente: MJF / Juan Figuer
Clubes interessados: VFB Estugarda, Wolfsburgo, Rapid Viena
Condições prováveis de transferência: fim de contrato

Confesso que nunca vi jogar este jogador. É irmão de Luisão do Benfica.

Eran Zahavi – 23 anos – 1,78m - 4 int. A por Israel (dupla nac. Francesa)
Carreira: H. Tel Aviv, HáSharon FC, H. Tel Aviv
Ambidextro, Posição de origem – médio centro ofensivo, Adaptação: ala esquerda e direita
Valor de Mercado: 1me
Agente: DD / Dudu Dahan
Clubes interessados: Toulouse, Rennes, Middlesbrough
Condições prováveis de transferência: compra – 1.5me

Na retina teremos sempre as exibições que fez contra o Benfica e o golo de bicicleta que marcou ao Lyon. É o típico jogador israelita, rápido, bons pés e bom na finalização. Será um mistério o que será capaz de fazer num clube como o Sporting

Deivson da Silva (Bobo) – 26 anos – 1,86m – 6 int. Sub 20 pelo Brasil
Carreira: Corinthians, Besiktas, Corinthians, Besiktas
Dextro, Posição de origem – Avançado centro
Valor de Mercado: 9.5me
Agente: Euro Export / G.Bertolucci
Clubes interessados: Atl. Madrid, Galatasaray, Panathinaikos, Sampdoria
Condições prováveis de transferência: fim de contrato

As semelhanças com Liedson são poucas. Bobo é mais posicional, menos lutador, mas mais rato de área. Haverá muitos bons clubes europeus a querer o brasileiro, será difícil que escolha Portugal como destino.

João Silva (Jo) – 24 anos – 1,89m - 3 int. A pelo Brasil
Carreira: Corinthians, CSKA Moscovo, Everton, Man City, Galatasaray, Man City
Esquerdino, Posição de origem – Avançado centro
Valor de Mercado: 7me
Agente: Euro Export / G.Bertolucci
Clubes interessados: Corinthians, Palmeiras, Rubin K.
Condições prováveis de transferência: venda com participação de lucros – ?me

Há anos que percorre um calvário de lesionado e de suplente crónico. Foi um grande investimento do Manchester City, que contratou este jogador na altura em que era uma revelação no Brasileirão. Nunca confirmou os seus créditos e apesar do talento extraordinário, nunca foi capaz de render o que se perspectivava. Será sempre um risco investir grandes somas num jogador com este historial. Ainda estamos a “arder” com o Pongolle.

Hugo Almeida – 26 anos – 1,91m – 36 int. A por Portugal (16 golos)
Carreira: Porto, U.Leiria, Boavista, Porto, W.Bremen, Besiktas
Esquerdino, Posição de origem – Avançado centro
Valor de Mercado: 8me
Agente: Gestifute / Jorge Mendes
Clubes interessados: Benfica
Condições prováveis de transferência: venda parcial de passe – ?me

É possante e bom jogador de equipa, mas para o valor que custa, desperdiça muitas oportunidades de golo. Não tem sido nunca um avançado com a titularidade garantida. Quer voltar para Portugal, mas o pior é convencer o multimilionário presidente do Besiktas a libertar um jogador que lhe custou em Dezembro 2me.

Resumindo, se Wendt é de caras uma necessidade da equipa, 3 centrais será um exagero. Penso que Alex Silva e Rodriguez serão aspirações mais reais, Garay uma hipótese remota. Mantendo Carriço e Torsiglieri, só sobram 2 vagas.
Zahavi pode até ser um bom jogador, mas com um Izmailov e um Vukcevic no clube e em condições seria sempre um suplente. Com a renovação de Postiga, abre-se apenas uma vaga para avançado e Bobo é de caras o valor mais seguro (e barato) para o Sporting. Destes 8 apenas 4 serão prováveis. E serão essenciais.

Até breve.

3 comentários:

  1. grande análise Violino, apenas uma retficação:

    COM A RENOVAÇÃO DE POSTIGA NÃO HÁ APENAS UMA VAGA PARA PONTA DE LANÇA OU AVANÇADO CENTRO..NÃO BRINQUEMOS, o Sporting precisa de Postiga mais 2 ou mesmo 3 pontas de lança de qualidade pa lutar por 4 competições para o ano.

    estarás a pensar manter Saleiro e Djalo? eu não, principalmente Yanick, apesar de Domingos ter tirado bom rendimento de Saleiro na Academica..pode querê-lo pa quinto avançado. Djalo não please

    ResponderEliminar
  2. Excelente análise, meus parabéns.

    SL,

    ResponderEliminar
  3. Estou muito longe de Portugal e agrada-me muito este blog e a análise feita aos jogadores. Não conheço nenhum. Nunca os vi jogar e, por isso, esta informação é muito positiva.
    Apesar de tudo, e como bom Português, vou dar a minha opinião:)
    1) Wendt parece ser uma boa opção se for de facto forte, rápido e cruzar bem porque acredito na segurança escandinávia;
    2) Rodriguez também me parece uma boa opção porque será mais barato e acredito que se tem bom posicionamento poderá fazer boa dupla com outro central e tenha boa classe de cabeça;
    3) Zahavi é, para mim, a melhor opção (e não é anti-benfiquisimo) porque penso que se adaptará muito ao futebol português e tenha uma rapidez similar ao do Izmailov;
    4) Duvido muito da capacidade do Bobô (mas se vier, espero estar redondamente enganado);
    5) Não costumo usar estatísticas no futebol mas vejamos: quantos jogadores no Sporting vieram de outros clubes cheios de lesões e dificuldades de se integrarem e mostrarem o seu futebol e deram a volta revelando-se como excelentes jogadores? Aplico isto ao Jô (e mais uma vez, espero que as estatísticas sejam afinal contra a minha conclusão empírica dos últimos anos);
    6) Hugo Almeida?? Perdoem-me mas...estamos loucos??? Deixamos o Liedson sair e vamos buscar o Hugo Almeida? Não me parece muito racional para quem quer de facto ser campeão.

    ResponderEliminar