sexta-feira, 8 de abril de 2011

Europa, Domingos e o Sporting

Com 2 equipas (Benfica e Porto) já com um pé nas meias-finais da Liga Europa e outra com meio (Braga) só posso expressar o meu orgulho pelo que estas equipas estão a conseguir. Até pareceu fácil. A armada argentina destruiu o PSV, Falcão afundou o Spartak e o colectivo do Braga susteve o frio e a chuva para deixar um Dinamo deprimido.

Fui fazendo zapping pelas partidas e não posso fazer uma análise muito concreta de nenhuma delas, mas sempre fui acompanhando com mais interesse o jogo de Kiev. É evidente a organização deste Braga. O que é notável é a volta que este Braga deu. Um mês e meio atrás toda a gente dava esta equipa por uma sombra da formação da época anterior, eu inclusive. Mas o futebol é rico em surpresas e ninguém está mais surpreendido do que o próprio presidente do clube, que depois de discretamente apalavrar Leonardo Jardim, viu um Domingos ressuscitar para mais uma sucessão recordes.

Olhando para o Braga torna-se difícil destacar jogadores. Alan já não resolve tudo e já não há Mateus, não há Eduardo, não há Moisés, não há Aguiar. As contratações fracassaram quase todas, mas Custódio, Salino, Hélder Barbosa, Artur e Kaka são valores médios que seguraram as pontas e Lima foi uma jogada de génio (tantas vezes disse que era uma boa contratação para o Sporting).

Sílvio, Rodriguez, Hugo Viana, Paulo César e Alan são a espinha dorsal desta equipa que sofre frente a equipas que lhe dão o domínio do jogo, mas que brilha bem alto na gestão de resultados e contra-ataque. Aliás esta é a minha grande reserva quanto ao valor do treinador Domingos, a sua capacidade para dar ao Sporting um perfil diferente do que tem. Mas verdade seja dita, o Braga pode, por duas vezes ficar à frente dos leões e apresentar um futebol bem mais organizado. Individualmente este Braga está longe do que vale o Sporting. Será que Domingos com melhores jogadores fará melhor do que fez no Braga?

Esta interrogação torna-se mais interessante se pensarmos que por duas vezes Domingos esteve à beira do despedimento. Logo no inicio depois da eliminação europeia com o Elfsborg e já nesta época depois de perder com Rio Ave, Beira Mar e Guimarães. No Sporting teríamos a Paciência que existiu no Braga? A próxima época trará, ao que parece, mais e melhores jogadores, o que será cobrado ao treinador para que apresente resultados bem acima do que se tem feito nas últimas duas épocas. Valha a verdade que será quase impossível piorar o registo.

Não tenho dúvidas que o Sporting é neste momento um desafio tão grande, que só gente com muita coragem e confiança terá condições para aceitar. Carvalhal, Paulo Sérgio e Couceiro nunca conseguiram descolar o clube de prestações miseráveis, descrédito e muita desorganização. Conseguirá Domingos? Se o fizer chegará ao patamar mais alto do desporto nacional.

Até breve. 

1 comentário:

  1. engraçado...podias fazer uma análise ao jogo que o braga fez a partir do momento em que o kiev ficou reduzido a 10jogadores e se fechou mais à defesa...quantas hipoteses criou o braga? pois é...para equipas fechadas é preciso mais que domingos...e acreditem que os campeonatos não se ganham aos grandes...

    ResponderEliminar