quinta-feira, 28 de abril de 2011

Haja Paciência

Estaria longe de imaginar Manuel Fernandes que uma simples declaração sua viria a gerar o burburinho que já se sente sobre o próximo treinador do Sporting.
De facto o ex-capitão afirmou que o treinador ainda não está decidido. Mas penso que mais do que uma admissão de indecisão, MF quis expressar o adiamento de alguma comunicação para o fim da época.

Estou longe de saber a realidade do que se passa no processo, mas como nunca há fumo sem fogo, acredito realmente que Domingos será o próximo treinador do Sporting. Construo este raciocínio só numa base e para mim chega-me, a não ser Domingos o mandato de GL fica ferido de morte logo no seu início. Não porque o nome do treinador alguma vez tivesse sido proferido pela nova direcção, nunca o foi, mas porque nunca o foi negado.

Seria completamente despropositado não ter desmentido o rumor, que virou facto, à partida e isso em futebol vale o mesmo que uma confirmação. Primeiro porque se estaria permitir levar os sócios a acreditar numa falsidade e depois porque seria grave para o treinador escolhido ombrear com o fantasma de Domingos. A chave não está nas declarações feitas depois da eleição, mas nas anteriores à mesma, e durante a campanha GL só não disse duas palavras: Domingos e Paciência, porque todas as outras reflectiram o retrato exacto do perfil deste treinador.

Acredito que Domingos será o treinador e também aposto que os processos de cessação de contratos e aquisições estarão já muito adiantados. Por uma única razão: o Sporting não pode competir no mercado de Verão, disputando jogadores livres ou emprestados com opção de compra com outros clubes europeus, mais ricos e com campeonatos mais mediáticos. Esta razão leva a que o clube se adiante na assinatura de pré-acordos com os novos jogadores. Esse calendário é agora e não daqui a um mês. Obviamente que para entrar alguém terá de sair também alguém e os rumores sobre a saída de Polga, NAC, Maniche, Hildebrand e Saleiro não devem fugir muito à verdade.

Tudo será conhecido nos dias seguintes ao jogo de Braga, última jornada da Liga e até lá qualquer Sportinguista tem de ter a Paciência de entender que é mau para o clube anunciar contratações, quando a equipa ainda disputa um lugar na classificação. Não vejo os assuntos por este prisma, mas esta direcção vê e ponto final. Tabu até Braga. No final das contas, a única coisa que interessa é que haja Paciência.

Até breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário