domingo, 17 de abril de 2011

Quem sabe?

Não se prevê que Vilas Boas faça grandes “poupanças” no clássico de hoje. Ainda assim é de esperar que alguns jogadores influentes não realizem os 90 minutos. Como tal não esperando reais facilidades, parece-me que o melhor Sporting não irá enfrentar o melhor Porto. Mas como a força de uma equipa não se baseia apenas no aspecto individual, os Dragões entrarão em campo sempre em vantagem. Estão moralizados por super-resultados, jogam em casa perante o seu público e os jogadores que forem menos utilizados, como é habitual no Porto, não deixarão de querer mostrar serviço.

Ao inverso, o Sporting, apesar de vir de uma vitória tranquila, nada é especialmente tranquilo. Muitos jogadores têm um futuro incerto no clube, muitos dificilmente se motivarão para a conquista de um 3º lugar e ainda outros tantos estão a realizar uma época muito abaixo do seu valor real. Valha-nos o facto de ser um clássico, que só por si motiva a um pouco mais de esforço e concentração. A táctica já toda a gente sabe qual será. O Porto irá entrar forte para resolver cedo e o Sporting vai tentar estar arrumado e a espreitar o contra-ataque. Não acreditando em grandes desequilíbrios, é fácil entender o que poderá acontecer se os azuis e brancos marcarem cedo.

Mais do que os 3 pontos, é a motivação para o que falta da época que está em jogo. Um empate deixa tudo igual, uma vitória será um passo muito acima na moral da equipa, uma derrota vale mais uma semana de cabeça baixa e mais um chorrilho de frases feitas sobre olhar em frente, vencer já a próxima partida, não atirar a toalha, honrar o emblema. Enfim, tudo o que temos ouvido em demasia nos últimos meses. Ainda bem que sem Paulo Sérgio já não temos de gramar com os elogios exagerados ao adversário, ou a valorização de prestações ridículas.

Com o Braga a ter de fazer uma deslocação difícil à Choupana, conquistar 3 pontos (os próximos 2 jogos são em casa e acessíveis) no Dragão será mesmo ouro sobre azul, isto para uma equipa que já não faz um grande resultado esta época, desde que foi ganhar 1-2 fora ao Lille…em Setembro! Não sendo de esperar grandes surpresas, a verdade é que ser sportinguista também é acreditar sempre na possibilidade de sucesso, mesmo que seja apenas vencer um clássico…por respeito. Quem sabe não estão uns olheiros nas bancadas e Djaló marca mais dois golos, quem sabe Patrício não faz uma daquelas exibições que deixa os avançados do Porto em branco, quem sabe Polga não marca um golo de canto, quem sabe?

Até breve. 

Sem comentários:

Enviar um comentário