segunda-feira, 18 de abril de 2011

A falta de qualidades

Tal como na derrota para a Taça da Liga na Luz, o Sporting de ontem no Dragão não foi uma equipa com medo de jogar, não meteu nenhum “autocarro” em frente à baliza, não poupou nenhum esforço e empenho para conseguir um bom resultado. O problema do Sporting está na qualidade. Esta conclusão tem duas vertentes. A falta de qualidade temporária e a definitiva.

Passo a explicar. A grande diferença que se viu ontem no relvado do Dragão foi uma equipa muito mais rotinada em ultrapassar dificuldades que a outra – qualidade temporária que advém de uma má preparação física, táctica e muitas derrotas. Bem sei que não temos um Falcão, um Hulk ou um Moutinho. Por muito que nos custe não temos actualmente jogadores dessa dimensão – a falta de qualidade definitiva que nos impede de controlar as partidas, dominar, marcar mais golos. Temos um Fernandez que mais uma vez mostrou o que se andou a perder em dois anos. Temos um Patrício cada vez mais um gigante na baliza. Tivemos um Evaldo do melhor que se viu nesta época (já vi afirmarem o contrário, são opiniões) e um André Santos que lutou muitas vezes sozinho.

Pode-se afirmar que a defesa comprometeu, mas analisar uma partida só pelas falhas é simplista. É óbvio que o tridente ofensivo do Porto foi demais para o nosso quarteto defensivo, mas penso ter sido na dificuldade do meio campo em segurar a bola e cobrir espaços que esteve a decisão do jogo. Nem André Santos, nem Zapater são excelentes a defender junto aos centrais, não são esse tipo de médios…e com Pedro Mendes lesionado…foi simples para o Porto encontrar espaço para lançar as alas. Abel e Evaldo fizeram o que puderam, mas com dois jogadores sempre a descair no seu flanco, estiveram sempre em inferioridade numérica.

Couceiro ainda tentou com Zapater e o recuo de Valdes tapar esses espaços, mas nem um nem outro souberam impedir o “lançamento” de Hulk, Varela esteve uns furos abaixo. O penalty nítido no final do jogo podia até ter dado o empate, mas se formos honestos o Porto jogou o suficiente para ganhar a partida, valeu-nos Patrício para nos manter sempre na disputa do marcador. A derrota foi má, a exibição insuficiente, mas se formos realistas será difícil para qualquer equipa europeia, nos dias de hoje, chegar ao Dragão e trazer um bom resultado.

Se o Braga vencer hoje, a distância aumenta para 4 pontos, talvez o suficiente para acabar com a disputa do 3º lugar, os bracarenses recebem o Leiria e vão a Coimbra e sendo de esperar dificuldades para gerir o plantel, este Braga pode de facto já hoje conquistar o espaço necessário para seguramente encarar as próximas semanas de competição.

Já o disse antes, o 4º lugar não compromete absolutamente nada e por muitas razões acho que um estágio prematuro no Verão pode ajudar a cimentar um grupo para uma época que se quer totalmente diferente. Custa ficar pela 2ª vez em quarto lugar, mas essa é uma lição que tardamos em entender. Os erros de planeamento e escolhas são tão evidentes que é quase merecido este “castigo”.

Ao ver o Sporting jogar salta aos olhos que precisamos de um óptimo avançado, de um médio defensivo puro (Pedro Mendes falha quase toda a época) e de um central mais eficiente que Polga, pelo menos isso.

Até breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário