quinta-feira, 17 de novembro de 2011

A geração diamante

Houve o tempo da Geração de Ouro do futebol português. O termo surge em meados dos anos 90 para classificar a abundância de excelentes jogadores, que na sua maioria haveriam de chegar aos maiores clubes da Europa, criando uma linha directa de grandes transferências entre os 3 grandes e os maiores tubarões europeus.

Vítor Baía, Fernando Couto, Paulo Sousa, Jorge Costa, Rui Costa, Figo, Sá Pinto, João Pinto, Capucho, Sérgio Conceição, Hélder, Pauleta, Nuno Gomes, Paulo Alves, Domingos, Rui Jorge, Paulo Bento, Rui Bento, são alguns dos maiores nomes que Juventus, Barcelona, Lazio, Dortmund, Fiorentina, Milan, Real Madrid, Atlético de Madrid, Parma, PSG acolheram e tornaram ainda mais célebres, ainda mais eficientes, sobretudo em termos de mentalidade, a Selecção ficaria com um lote de jogadores precocemente competitivos e maduros.

Não houve quebras dramáticas com a saída desta geração, embora se verifique um quebra de resultados. Muito por culpa de atletas como Pepe, Ricardo Carvalho, Ricardo, Bosingwa, Sabrosa, Ronaldo, Nani, Quaresma, Portugal viveu ainda uma ressaca áurea que começa agora a dar sinais de declínio. A prestação da Selecção de Sub20 no Mundial podia ter dado sinais de um rápido recobro, mas no panorama dos 3 grandes clubes não há espaço nem tempo para fazer crescer atletas. Como suplentes ou em clubes de menor dimensão, nunca atingirão o patamar dos anteriores e tardam numa afirmação que sempre foi pouco provável.

Mas há falta de um "laboratório" nacional, está a emergir um grande "superfície" de leão ao peito. A Academia de Alcochete / Puma, vista por muitos como um espaço asséptico e industrial onde o talento era refinado mecanicamente e onde haveria sérias dificuldades em criar um novo Ronaldo, Nani ou Figo, apresenta nos dias de hoje a sua mais recente fornada de talentos. A imprensa e os opinion leaders desportivos têm feito o máximo para passar ao lado da notória qualidade destes jogadores, mas uma nuance competitiva chamada Next Gen Series (desportivamente um sucesso, desconheço o lado financeiro) veio quebrar o anonimato e a "ideia" errada de a Academia passa por tempos menos inspirados.

Nesta competição, uma verdadeira Champions League de equipas jovens que junta muitas das melhores formações europeias (não tenho dúvidas que em próximas edições, serão todas), o valor externo das escolas de futebol é posto à prova...e...só se pode dizer que na fase regular, o Sporting é o maior destaque da prova. O que era apelidado de provavelmente uma das melhores formações mundiais começa a assumir-se como provavelmente a melhor ou pelo menos, ou com alguma modéstia, uma do top 5 (Ajax, Barcelona, Man Utd e Juventus serão as restantes).

Mas esta não é uma nova Geração de Ouro. É mais uma geração de diamante. Com a lapidação certa chegarão ainda mais longe, com a errada, serão apenas mais uma fornada de jogadores sem continuidade na equipa principal do clube. À semelhança da NGS, é preciso encontrar novos espaços competitivos, onde em conjunto e sob o cuidado do clube de origem, jovens de grande valor possam continuar a evoluir sem quebras ou mudanças abruptas. Falo obviamente da equipa B.

A carreira notável da equipa comandada por Sá Pinto parece gritar-nos aos ouvidos a urgência da criação do Sporting B, uma verdadeira antecâmara onde ex-juniores podem iniciar o seu percurso profissional. Numa Orangina de pouco recorte técnico e muita exigência física, os franzinos e habilidosos leões ganhariam o poder de choque e a velocidade (motora e mental) que normalmente lhes falta, assumindo muito mais depressa candidaturas reais a um lugar na equipa sénior.

O Sporting é o mais interessado nesta solução, e será sem dúvida uma ferramenta essencial no futuro do clube. A recessão, as novas regras da utilização de estrangeiros e extra-formação fará da Academia e da Equipa B a principal fonte de talento e receitas da equipa principal...e neste campo estamos anos de luz à frente dos nossos rivais. A lógica do Campeonato de Júniores é construída para que clubes sem qualquer tipo de condições financeiras possam disputá-lo (sem encargos de viagens permanentes), o que distorce o valor real do campeão numa fase de playoff mais equilibrada. Uma bola no poste pode decidir um título...isto quando já houve uma época inteira de jogos.

Nenhuma outra medida será tão importante para o futuro do Sporting como a regulamentação das Equipas B e seria de todo interesse criar um lobbie suficientemente forte (internamente e com outros clubes) para que tal aconteça. Isso começa aqui na blogosfera.

Até breve.

5 comentários:

  1. Caro Violino,
    Um aplauso frenético a tudo o que hoje nos deu o privilégio de ler.
    Quaisquer palavras, ditas por quem quer que seja, seriam pura redundância e, por isso mesmo, desnecessárias, despropositadas. Está aqui tudo, meu caro...
    Mas, para além do que a nova estrutura federativa que, julgarão os mais incautos, estará definida, será liderada por Fernando Gomes, possa ou não vir a fazer, o que estará na sua - de Violino - mente, para que a blogosfera possa simular ou mesmo ser, um lobbie?!... Acha que nós teremos tanta força assim, para podermos influenciar seja quem for?!...
    Unidos e organizados, ainda acreditaria. Mas um humilde "zapping" pelos arautos do "bloggeriano" sportinguista desfaz-me quaisquer dúvidas. Uma grande parte, prefere o entretenimento de aplicar umas gotas de azeite no umbigo e ... massajar, massajar, massajar!...
    Espero que se decida a gritar, nas margens do Tejo - presumo - o grito que D. Pedro pronunciou nas margens do Ipiranga em 1822.
    Eu acompanhá-lo-ei, pode contar. A causa é nobre e eu pelo-me por causas que me aquecem o coração!...
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Caro Álamo,

    Como será evidente não cabe aos bloggers leoninos convencer (principalmente) Benfica e Porto a aderirem às Esquipas B. Esse trabalho só poderá ser feito pela direcção.
    A nós cabe-nos pressionar constantemente e com uma boa cadência, a opinião dos adeptos do Sporting. GL e seus pares sentirão as "costas quentes" para todo o tipo de intervenções nesta matéria...uma verdadeira "licença para caçar".
    Mas para isso acontecer tem de existir uma unanimidade face à urgência do processo...e isso ainda não existe.
    A boa campanha da equipa tem dispersado muito activismo, que se compreende mas de forma alguma se aceita.
    No dia em que todos os bloggers leoninos começarem a "martelar" a sérios este tema, o lobby interno está criado.

    ResponderEliminar
  3. Caríssimos,

    Naturalmente que partilho a consideração da importância do assunto - aqui há uns meses escrevi sobre isso mesmo.

    http://reflexivoleonino.wordpress.com/2011/09/18/sobre-a-formacao/

    Está na hora de nos diferenciarmos pela pressão positiva.
    Nós não podemos querer ganhar a qualquer custo, como outros. Nós temos de querer que nos deixem contribuir para o futuro desportivo do país e para o nosso próprio futuro, capitalizando aquilo em que somos mais fortes. Formar desportistas e incentivar à prática desportiva.

    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  4. Caro Violino,
    Entendi a mensagem...
    Não vou demorar muito a fazer a minha parte.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Caro Violino,
    Como prometi, já comecei...
    Um abraço

    ResponderEliminar