sexta-feira, 29 de abril de 2011

A estratégia do castigo

As declarações de Pongolle não são fáceis de digerir. Um atleta que é pago principescamente por um clube afirmar que está a tentar tudo para que não volte ao mesmo é mau, atendendo à compreensão que esse mesmo clube teve com a prestação nula do jogador, é ainda pior. Face aos tempos de renovação que o plantel vive, o francês está a apostar numa rescisão. As suas declarações são mais um esforço para ver colocado o rótulo de “maçã podre” e para sair do clube sem lucro para quem tanto investiu na sua compra.

Espero que GL faça de Pongolle um exemplo, cumprindo a promessa que fez quando disse que com ele Moutinho só sairia pela cláusula. Espero que ao empresário de Pongolle seja dada carta branca para trespassar o jogador, mas apenas pelo valor mínimo de 4 milhões de euros. Como é certo que ninguém dará esse valor, resta a Pongolle voltar ao Sporting e ter de justificar as suas afirmações aos sócios que contribuem para que todos os meses sejam depositados muitos milhares de euros na sua conta.

Estes jogadores realmente não fazem falta ao Sporting, mas rescindir contrato deixando-o sair a custo zero é um precedente demasiado grave de abrir. Recomenda-se acima de tudo muita capacidade cínica de lidar com a ingratidão, agindo dentro de portas e não alimentando na imprensa disputas de palavras que só visam favorecer o desejo do atleta.

As verdadeiras maçãs podres deitam-se no lixo. Mas o que tem de começar a acontecer em Alvalade é primeiro “tirar a casca”, se for preciso “remover o caroço” e se ainda não for suficiente triturar tudo muito bem, para que no futuro a “fruta” não se deixe apodrecer tão depressa.

Aos jogadores deve ser passada a imagem muito clara de que assinaram um contrato, um compromisso e devem cumpri-lo nunca prejudicando os interesses do clube. A impunidade que paira no Sporting há muitos anos facilita a estratégia de empresários com menos escrúpulos. É impossível criar uma identidade competitiva com manobras como a que Pongolle agora recorre.

Até breve.

1 comentário:

  1. Boas!

    Não sabia disto, mas acho demasiado grave até tendo em conta os inúmeros apoios de que o atleta em questão foi alvo aquando dos problemas familiares porque passou... Mais um para fazer cair uma direção, ou eleva-la heróicamente... Esperemos pelos próximos capítulos!

    Abraço

    ResponderEliminar