segunda-feira, 4 de abril de 2011

Futebol ou Trauma?

Problemas psicológicos? Não acho. O empate do Sporting em Guimarães só é um mau resultado porque a 1 minuto e meio do fim estávamos a ganhar. A estratégia podia ter resultado, uns minutos antes do empate Djaló podia ter acabado o jogo. Chama-se a isto…futebol. Ninguém pode dizer que o Sporting jogou mal, bem pelo contrário, a equipa foi realista e não se viu até ao golo do empate uma equipa insegura e medrosa.

De facto, penso que existe muito mais talento neste plantel do que é aparente pelos resultados, esses sim são trágicos e poderão valer até um 4º. Não deixará se ser humilhante ver o Braga passar-nos à frente, quando têm feito uma Liga tão irregular e disputam ainda a Liga Europa com vários problemas de lesões. É o pior/melhor cartão de visita de Domingos antes de rumar a Alvalade.

Se analisarmos tudo o que tem acontecido à equipa do Sporting será difícil exigir mais aos jogadores. Houve luta, houve concentração e só um inspirado central do Guimarães (que se adianta num livre e não recua depois do alívio, o que seria o normal, para à ponta-de-lança finalizar) consegui furar o razoável esquema defensivo dos leões.

Nada está perdido, O Guimarães não ganhando fica quase fora da luta. O Braga assume a liderança por agora, mas até à última jornada existem todas as condições para chegar à cidade dos Arcebispos com alguma vantagem. O Porto recebe o Sporting 3 dias depois da 2ª mão da Liga Europa, temos 3 jogos acessíveis em casa, portanto não vale a pena continuar a analisar as fragilidades deste ou daquele sector. A época há muito que estava comprometida.

Isto não impede de quem de direito analisar friamente o que fazer quanto a alguns jogadores que talvez não tenham nem irão ter o valor que o Sporting precisa para ser mais competitivo. Mas se o jogo de Guimarães provou alguma coisa é de que nada vale a histeria e o medo, é preciso apoiar a equipa e de certa forma colocar a exigência nas decisões da próxima época. Couceiro está a tentar segurar uma equipa cheia de instabilidades, mas não penso que a “parede” esteja prestes a cair. Uma vitória no próximo jogo e o panorama (que será sempre mau) catastrófico desaparecerá.

A pior época de sempre está perto de terminar. Cada jogo é menos um pesadelo e à que jogar com esse factor. Também os jogadores parecem “exaustos” e sofrer um golo nos descontos não é demonstrativo de problemas psicológicos, é uma casualidade do futebol.

Até breve. 

1 comentário:

  1. Caro Violino,

    Quando virá o dia em que, sentado no sofá ou no A01 de Alvalade, quando o minuto 90 se aproxima, eu consigo ter a certeza, como antigamente, que o árbitro apita para o final, sem antes "o céu me cair em cima " ?!...
    O meu amigo apelida os falhanços de Djaló e Postiga como acontecimentos do futebol. Invejo a sua benevolência. Mas temo que Domingos pense mais próximo daquilo que vejo e que, em particular o primeiro, não conte para a próxima época. Não há pachorra para relevar o que aconteceu no minuto 14 da 1ª parte. Sózinho em frente de Nilson e sem oposição num raio de 3 ou 4 metros!.. Vamos aguardar, mas sinceramente, tenho fortes dúvidas sobre o 3º lugar.
    E nunca mais acaba este suplício !...
    SL

    ResponderEliminar