sexta-feira, 15 de abril de 2011

Nas entrelinhas, um plantel

As notícias vão-se sucedendo, os rumores vão passando e cada vez mais me convenço de que o plantel de Freitas / Duque e o treinador que se supõe ser Domingos já está fechado. Por várias razões acredito ser perceptível o avanço do clube pelos jogadores que quer. Os empresários fazem o seu papel, não dando nada por fechado (esperando a definição de outros emblemas interessados), mas a pressa do Sporting neste caso é benéfica.

Os lugares a reforçar são evidentes: lateral esquerda, central, extremos e avançado centro. 100% dos supostos reforços pertencem a estas posições.
Na baliza Patrício é aposta absoluta, tão convicta que não precisará de ninguém para substituir Hildebrand, a prata da casa (Golas e Baptista) resolverá as vagas por preencher. Na lateral direita, Pereira está bem firme. Abel cessando contrato dará lugar ao emprestado Gonçalves. Na esquerda é evidente que Grimi esgotou a paciência técnica e deverá sair, no seu lugar um Wendt internacional sueco dará mais luta a Evaldo.

No centro da defesa esperam-se mais mexidas. Polga tem mercado no Brasil e deverá ter como substituto Alex Silva. A dúvida prende-se com a disputa de Rodriguez com o FC Porto. Os dragões podem estar na eminência de perder Otamendi e ou Rolando e o central do Braga pode há muito ter já um compromisso com os azuis e brancos. Mas como nada é certo no futebol, é Maicon que pode decidir tudo. As últimas boas prestações do central podem fazer com que permaneça no plantel e se nenhuma venda se realizar…o peruano pode acabar em Alvalade, sendo nesse caso emprestado Nuno André Coelho. Mas isto só se decidirá bem dentro do mês de Junho. Torsiglieri tem margem de progressão e Carriço é capitão, aqui está tudo decidido.

No meio campo o cenário é mais estável. Duas nuances tácticas. O 4-3-3, preferido de Domingos e o 4-2-3-1 mais fácil para encaixar Fernandez e Valdes. No centro nada se deve alterar com André Santos, Pedro Mendes e Zapater. Existe a dúvida de Maniche que tem contrato renovado automaticamente. Se não ficar, deve ser rendido por Adrien.
Nas alas o caso está mais difícil, Izmailov deve sair e em sua substituição chegará um extremo direito puro, confesso que não faço a mínima ideia quem será. Não será decerto Zahavi, esse virá para uma segunda linha para o mesmo lugar. Na esquerda Vukcevic e Salomão permanecerão. No lugar de pivot ofensivo o cenário é simples: Fernandes e Valdes.

No ataque, sector muito débil no Sporting actual, a chegada de 2 avançados por muito que me custe deverá ter Pongolle com uma das soluções. Bobo será a outra. Postiga e Djaló ficarão e contarão com o regresso do polivalente Wilson Eduardo para fechar o ataque.

Devo frisar que este não é o modelo que defendo para o plantel, mas sim o que vejo estar a tomar forma. Noutros posts já explanei o que penso e apesar deste plantel da próxima época ser mais forte faltarão mais soluções nas alas e no ataque. Mas entendo que será difícil despender mais do que 10 me em aquisições (mesmo com a venda de Izma), algo que com prémios de assinatura ficará esgotado com a entrada de Wendt, Rodriguez, Zahavi, mais um extremo direito e Bobo, Alex Silva vem a troco de 3 milhões de euros, sensivelmente metade do passe que pertence ao Hamburgo.

Acho piada que alguém acredite que Jô e Garay venham para o Sporting a título definitivo ou sequer por empréstimo. Primeiro porque o avançado tem um valor de mercado a rodar 7me e o central 10me. Segundo porque depois de um ano de empréstimo, nunca o Sporting terá esses valores para bater uma cláusula de compra definitiva. Terceiro porque ambos os jogadores têm muito mercado, Jô no Brasil e Turquia e Garay em Espanha, Itália e Alemanha. Wagner Love é outro nível de ambição que só faz mal a quem incautamente a tiver.

Até breve.

1 comentário:

  1. O avançado nao custa mais de 5 milhoes de euros (maximo). Ate porque acaba contrato daqui por um ano, e, daqui por 6/7 meses, pode negociar novo vinculo com outro clube a custo zero.

    ResponderEliminar