sexta-feira, 22 de abril de 2011

O segredo do negócio

Que bons jogadores, que momentaneamente atingem valores de mercado possíveis para o Sporting sejam inflacionados não é surpresa para ninguém. O que me surpreende é a afirmação de GL que confirma publicamente o interesse do clube pelo jogador. Isto pode ser um pau de dois bicos: 1 – O presidente toma uma aposição de força recusando entrar numa espiral especulativa na contratação do jogador saindo beneficiado neste e noutros negócios. 2 – A admissão pública da via negocial em decurso só irá prejudicar o bom sucesso da mesma.

O meu feeling futebolístico porém diz-me que foi bom GL ter vincado uma posição. Já é hora de ver alguém de dentro do Sporting a definir alguma coisa, nem que seja recusas. Nem que seja prescindir de um bom jogador para que o clube mantenha os pés bem assentes na terra. O que me sobressalta é a possibilidade do discurso virar moda e dos 8 ou 9 reforços “quase fechados” não vir nenhum. Isso mudaria tudo, tal como a não vinda de Domingos. Os trunfos eleitorais foram jogados para cima da mesa de voto e como não sou inocente sei como e com que fins foram criados e usados. Mais grave ainda, resultou.

É hora de começar a fechar dossiers e não entrar em “novelas” intermináveis. Se esta direcção o conseguir fazer fora das capas de jornais tanto melhor. Não me preocupa a estabilidade da actual equipa de futebol, essa já pouco tem a perder ou a ganhar, preocupa-me sim a estabilidade dos adeptos. É forçosa e urgente a aproximação e pacificação dos sportinguistas com este corpo dirigente e mais do que as estátuas, as cadeiras e o pavilhões desportivos, mais do que os “relatórios quinzenais” ou as entrevistas de conveniência, o que pode marcar a diferença são mais uma vez e sempre as escolhas. As escolhas de jogadores, técnicos e de postura.

Ninguém está à espera de Messis ou Ronaldos, não estamos à espera de Van Gaals ou Mourinhos, mas ansiamos todos por um bom planeamento de época, com inteligência e criatividade, com ambição e definição. A continuidade ainda paira sobre GL e até à prova final – nome do treinador e jogadores – será com um pé atrás que qualquer comunicação aos sócios será recebida.

Caro GL, demore o tempo que demorar, conserve os segredos que quiser, mas faça boas escolhas. Caros Duque e Freitas, o futebol do Sporting precisa de muito mais do que tem tido e não terão outra oportunidade como nesta próxima época de construir os alicerces de algo duradouro. A vossa margem é curta, como nunca foi para nenhuma direcção do Sporting. Por isso aproveitem bem o tempo e provem que tem o valor que se fartaram de apregoar na campanha. Queremos e necessitamos de neurónios a decidir. Se Alex Silva é caro, ora bolas, batam a porta e sigam noutra direcção. Os plantéis estão a ser decididos e não é hora de entrar em braços de ferro com empresários.

Até breve.

1 comentário:

  1. EXCELENTE...
    GOSTEI MUITO DO TEU BLOG E NAO CONHECIA ESTA MUITO BOM TIRASTE-ME AS PALAVRAS DA BOCA MUITO BOM O POST

    ResponderEliminar