quinta-feira, 28 de julho de 2011

A brincar, a brincar...

O Sporting já contratou 10 internacionais A. Um Norte-Americano, 2 Peruanos, 2 Holandeses, 1 Argentino, 1 Espanhol, 1 Chileno, 1 Uruguaio e 1 Búlgaro. Saiu um Montenegrino e um Sérvio. Nada mal na contabilidade de valor e prestigio. Para os que se indignam com a fraqueza de verbas pelas quais saíram muitos jogadores, sugiro que olhem o panorama de trocas de atletas e reparem que muito pouco dinheiro circulou com jogadores de segunda linha no futebol europeu. É um jogo de agora ou nunca. Ou saiam agora e permitiam a entrada de novos valores, ou a nossa lista de jogadores a transferir estagnaria ad eternum.

Quando saltarmos das nossas cadeiras para celebrar um golo de livre de Aguiar, um corte de Onyewu ou um passe de morte de Bojinov é bom que nos lembremos do que foi tornado possível por um corte radical em recursos humanos. Ás vezes o tempo e o espaço não combinam para que se façam as melhores transacções. NAC, Zapater e porventura Stojkovic ou Pedro Mendes não são lixo, mas entulhavam-se na porta de saída à espera de uma remota esperança de um clube que quisesse comprar aquilo que não conseguimos vender. Neste estado, duas hipóteses: ficar à espera passando ao lado da abertura do mercado ou agir com decisão, custasse o que isso custasse. A meu ver a decisão foi boa e até que alguém apareça a provar que havia de facto clubes dispostos a dar dinheiro pelos jogadores que saíram a custo zero, acredito que o clube tomou o melhor caminho.

A verdade é que ninguém (exterior à SAD) sabe que cláusulas foram anexadas às várias dispensas. Só com o conhecimento integral dos contratos alguém pode ajuizar da razoabilidade destas opções. É má fé apregoar o contrário. Olhemos pois para os que vieram. Neste novo lote revolucionário há de tudo e para todos os gostos. Pessoalmente gosto do perfil de vários reforços. Rubio, Wolfswinkel, Rinaudo, Schaars, Aguiar, Boeck, Bojinov, Capel e Rodriguez. Já Carrilho, Turam, Arias, Andre Martins e Onyewu ainda são um mistério, acredito que façam sentido para Domingos e é tudo o que verdadeiramente é preciso.

A melhor contratação é Domingos? Sem dúvida. A prova disso mesmo será a época que Evaldo, Polga, Carriço, Fernandez, Djaló e Postiga poderão fazer. Sinto que para muitos destes jogadores será uma segunda vida no Sporting e isso só tem uma explicação. Chama-se orientação. Liderança.

Até breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário