quarta-feira, 6 de julho de 2011

Renovação

Não sei que tipo de época realizará Bojinov este ano. Ao que parece não é um jogador muito regular, oscilando entre a apatia e a desenfreada vontade de decidir partidas. Uma coisa é certa acrescenta uma coisa ao Sporting que já há muito tempo não me lembro de ter, um jogador que é realmente avançado e joga bem na linha. Não existem muitos. A maioria dos atletas que desempenha esta função são ou avançados centro com excelente técnica ou médios ala com boa capacidade de concretização, como era por exemplo Pires no Arsenal, ou mais actual, Ronaldo no Real Madrid.

É destas diferenças que se enriquece um plantel. Apesar das dúvidas quanto ao mindset do Búlgaro, que vem em queda permanente desde a transferência milionária para o Manchester City, a realidade é que é um jogador feito na Série A italiana, internacional pela Bulgária e mesmo jogando a extremo é uma ameaça constante para os guarda-redes.

Noutro plano a saída de Pedro Mendes, Vukcevic, Maniche, Valdês e quem sabe até Zapater são medidas que custam dinheiro e rompem com ligações emocionais, especialmente no caso de Vuk e Pedro Mendes. São difíceis de digerir, muito por culpa da sensação de que podiam ter tido muito mais sucesso no clube. O talento e arte está toda lá, num caso as lesões e no outro a fraca preparação mental para encarar a adversidade, deitaram tudo a perder. São passos necessários para existir uma verdadeira renovação e saúda-se a praticabilidade das medidas.

Luis Aguiar. O nome tem um misto de sabores. É bom jogador, por vezes decide partidas, mas tem um temperamento por vezes explosivo o que se torna numa incerteza táctica em campo. no Braga foi um trunfo recorrente de Domingos. Esperamos que o seja também no Sporting. A sua polivalência em todos os sectores do meio-campo tornam-no (finalmente) num sério candidato a fazer de Moutinho, lugar onde concorrerá com Schaars. Não penso que seja uma alternativa a Fernandez, embora em caso de lesão, e só neste caso, será quase de certeza o eleito.

Aguardo com alguma expectativa para saber o tal nome do “efeito X”, o tal nome “grande”. Embora tenha alguma moderação, face ao capital já investido, o certo é que é dito pelos próprios responsáveis. Esperemos então.

Até breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário