segunda-feira, 11 de julho de 2011

Á Procura de 11

Olhando para o plantel, a que faltará apenas um extremo que dê algumas garantias (versão ainda mais lógica depois das declarações de Domingos) é possível começar a imaginar um onze. Não será uma equipa fechada, quem viu os Bragas de Domingos abe que o treinador português não “joga” com onzes permanentes (como por exemplo JJ) mas com um lote de 15/16 atletas que com 5 ou 6 referências apresenta grande rotatividade.

A baliza é um sector, que a salvo de alguma transferência, estará tranquilamente entregue à titularidade de Patrício. Nas várias competições Boeck dará alguma folga ao Português. Tiago é uma precaução que será activada apenas em caso de lesões.

Na lateral direita, Pereira continuará a ser titularíssimo. Gonçalves é um jovem bastante competente e multi-funções (pode jogar na lateral esquerda e a central) e Árias um jogador para crescer. Ambos os suplentes disputarão uma vaga no descanso de Pereira.

Na lateral esquerda e apesar dos muitos laterais que foram noticiados Evaldo apresenta-se como o provável titular. Turan é muito jovem ainda e terá de se adaptar a um clube com a dimensão e exigência do Sporting.

Na posição de central, em duas vagas uma dúvida. Se Carriço parece uma aposta para continuar (o valor do atleta cresceu bastante nos últimos dois anos e houve muito interesse na sua aquisição este ano). Polga parece-me uma solução segura para substituir alguma quebra de rendimento do português. A verdadeira luta para mim será entre Rodriguez e Onyewu. O facto de ter sido já treinado por Domngos pode significar que o peruano comece como titular, mas ao norte-americano será sempre dada a oportunidade para se testar, resta saber no lugar de quem.

3 nomes fortes para duas posições. André Santos, Schaars e Rinaudo. Será muito difícil que joguem simultaneamente e além disso o português tem um perfil posicional muito próximo de Rinaudo. O Holandês Schaars não é um 6 e isso dar-lhe-á em principio um dos lugares. A boa época do português dará uma vantagem mínima sobre o argentino, mas o “tripero” promete vender cara a vaga pretendida. Zapater será o típico suplente, não sendo de excluir o seu empréstimo, já que seria preferível ter um jovem com outro “peso” permanentemente no banco dos suplentes.

Nas alas a questão está em aberto. É certo que Carrilho foi contratado pela sua possível adaptação ao lugar (muito ao género de Nani) mas o Sporting parece querer fechar Bojinov numa das alas (em jogos mais ofensivos) e talvez Izma (em jogos mais equilibrados). Uma das titularidades estará então por atribuir, mas provavelmente será o búlgaro a estrear-se na restante. Djaló servirá na minha opinião para jogar não nas alas, mas com dois avançados na frente, um sendo (como é Yannick) mais rápido e menos posicional.

Na função de médio ofensivo e playmaker da equipa, não existem muitas dúvidas que será Fernandez o escolhido. Essa ideia foi reforçada com a saída da melhor alternativa para o lugar Valdez. Schaars ou mesmo Izmailov deverão fazer os minutos que o chileno não estiver em campo.

O lugar de ponta de lança da equipa será o palco da luta mais interessante no plantel. O Sporting passou da dependência absoluta de Liedson, para a de Postiga. Mas agora tem 4 jogadores, bastante diferentes entre si, para lutar por uma vaga. Todos têm trunfos a jogar. Postiga é o mais experiente e é o actual titular da selecção nacional. Wofswinkel foi a contratação mais cara e é uma promessa da selecção laranja. Rubio é o novo “benjamim” do plantel leonino. Bojinov também pode jogar na frente de ataque e será uma garantia caso as 3 soluções anteriores tenham rendimento deficitário. Aposto em Postiga para começar. Uma aposta puramente baseada em palpite.

Este não é o “meu” onze, mas é onze que penso convencer mais Domingos no arranque da época. Para que seja claro o meu onze seria (porque posso, tenho esse direito, mudar de opinião): 1- Patrício, 2-Pereira, 3- Evaldo, 4-Onyewu, 5- Carriço, 6-Rinaudo, 7-Izmailov, 8- Schaars, 9- Wolfswinkel, 10- Bojinov, 11-Fernandez.

Até breve.

4 comentários:

  1. Não me parece que o Rodriguez comece como titular, afinal estando na Copa América vai cá chegar com atraso e por muito bem que o Domingos o conheça, um mínimo de entrosamento será sempre preferível!

    ResponderEliminar
  2. Pereirinha foi chamado a substituir o João Gonçalves devido a uma lesão no joelho que não se sabe bem qual o tempo de recuperação. Gostei do post, mas concordo com o Frederico, Rodriguez não fará dupla com carriço, mas irá sim lutar com este por um lugar no onze, aumentando a competitividade, enquanto que polga e o americano irão lutar entre si por um lugar no onze.

    SL e parabens pelo blog, tenho seguido diáriamente!

    ResponderEliminar
  3. Caro Frederico,

    O Peru no máximo passa à próxima fase. Não penso que Rodriguez e Carrilho demorem mais do 1 semana e meia a chegar à equipa. O mesmo já não se pode dizer de Fernandez, se o sorteio for favorável o Chile pode ir mais longe que a selecção andina.

    ResponderEliminar
  4. Aproveito para deixar um elogio ao escritor destes posts, que escreve com tão bem e com tanta fluidez como as notas que saem de um violino.

    Quanto à análise da equipa concordo, mas acho que estás a esquecer-te de alguém que poderá ter algum peso e dar um contributo muito positivo, que é o L. Aguiar.

    Abraço.

    José Carlos
    S.L.

    ResponderEliminar