quinta-feira, 28 de julho de 2011

E agora...algo completamente diferente:

Depois de ver o jogo de ontem, fiquei com a impressão reforçada de que este ano o Benfica irá penar para vencer jogos. Aos 70 minutos Nolito quebrou aquilo que estava a ser uma exibição pobre, sem chama, sem ritmo dos encarnados. A imprensa bate palmas a 10 minutos de jogo, quando os turcos podiam muito bem ter saído da Luz com a eliminatória meio ganha. Lentamente os não benfiquistas começam a ficar mais tranquilos com o que o rival pode fazer.

Colocar o Trabzonspor na posição de grande clube turco é anedótico, estão ao nível de um Nacional da Madeira ou de um Guimarães. Têm 2 ou 3 jogadores aceitáveis, nada mais. Quem olha para o plantel de Fenerbache, Besiktas, Galatasaray ou Bursaspor, entende que este ano depois de vender os melhores jogadores este emblema poderá no máximo (se os casos de viciação de resultados não alterarem completamente a primeira liga turca) um 5 ou 6 lugar. Mas nada disso interessa. De facto o Benfica ganhou o jogo por 2-0 e os sinais de inoperância da equipa não interessam para a motivação do clube que mais audiências dá e mais jornais vende.

Parte de mim fica chocada com a falta de rigor jornalístico, a outra parte delira alegremente com este “andor” motivacional. Sempre foi o melhor aliado de Sporting e Porto. Daqui a uns 2 ou 3 meses, estaremos a ouvir falar em “crise” e “má preparação de época”, mas quando essas capas chegarem já será tarde de mais. Emerson parece-me vulgar, Garay fora de ritmo, Witsel o melhor candidato a flop desde Roberto, Enzo Perez virtuoso e pouco mais, Cardoso cada vez mais trapalhão. Alternativas a estes são poucas e à excepção de Capdevilla, não há nada que faça esperar grandes melhoras.
Gaitan, Luisão, Artur e Javi Garcia são do melhor que há na Luz, mas acredito que não chegará para uma época longa como a que se avizinha para Jesus.

Nolito e tantos outros que estão a ser carregados ao colo como grandes e promissoras estrelas são poeira fina que se levantará com a primeira brisa de final de verão. Quem quer ver, vê. Quem não quer, engana-se. Deixem andar o comboio, pela minha parte divirto-me com as análises da imprensa quase tanto como um bom sketch dos Monty Pyton…são intemporais, tal como os “favores” de vestir a camisola vermelha enquanto se escreve um artigo de opinião.

Até breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário