terça-feira, 12 de julho de 2011

Bring it on!

Um estágio na época de defeso é muitas vezes olhado como uma regra, uma formalidade. Mas nada poderia ser menos importante para o sucesso de uma época que o trabalho e as relações que se constroem durante este período. Talvez a menorização deste facto tenha contribuído para que no passado, o estágio da equipa do Sporting tivesse sido tudo menos uma época de construção. Todos os erros que se apontam hoje ao Benfica, o Sporting cometeu-os nos últimos Verões. Equipas por fechar, jogadores que desconhecem o seu futuro, posições no campo desguarnecidas, chamada de jogadores para fazer o "papel" de contratações imaginárias, adiamento de solidificação estratégica dos modelos de jogo, etc.

Pagámos caro a arrogância de achar que o calendário começa no dia 1 de Setembro. O calendário da construção de uma equipa nunca termina, nem nunca acaba. Este entendimento está na base de todo o sucesso do Porto e de qualquer equipa que queira ser e permanecer forte. Para cada peça que sai, tem de existir um nova. Para cada lesão sofrida uma opção credível. Por cada plano A, um falling back, um plano A2, não um plano B. Por cada risco tomado, uma alternativa segura. Este método é de todos o menos falível e só não seguido muitas das vezes por arrogância e lascismo. É mais fácil e agradável antecipar sucessos do que contabilizar contratempos.

O trabalho feito até agora pela tríade Duque, Freitas e Domingos é a todos os níveis notável. Sem alarido, uma equipa sai e uma equipa entra. Sem alarido aterra em Alvalade um novo Sporting. Ninguém sabe o que valerá, mas será sem dúvida alguma algo que nunca vimos antes, a pura contabilidade de caras novas introduzirá tantas variáveis que seja sucesso ou insucesso, está garantida a novidade. E já agora a esperança.

Desde logo nomes como Bojinov, Carrilho, Rubio, Wolfswinkel, Rinaudo ou Schaars serão sangue novo, juventude, atrevimento e novas leituras, umas mais práticas, outras mais criativas, o mapa de origens do futebol do Sporting diversificou-se, chamou mais latinidade e mais impulso à nossa lusa identidade. Confesso que aguardo com muita expectativa tanto a contribuição dos novos reforços, como a mudança de "cara" de jogadores com talento que já tínhamos. Para mim Izma,Carriço,Fernandez e o inusitado Postiga podem fazer uma época fantástica. Junto-lhe Evaldo que sem dúvida terá no banco mais compreensão e mais ajuda na preparação táctica das suas partidas.

Venha o futebol. Venham os golos. Bring it on!

Até breve.

1 comentário:

  1. "Mas nada poderia ser menos importante para o sucesso de uma época que o trabalho e as relações que se constroem durante este período. (...)"

    deverias querer dizer mais importante não?
    Concordo plenamente com o que dizes neste post! nada está a ser deixado ao acaso, e isso apesar de não dar certezas, deixa no ar um sentimento renovado! apetece novamente viver o Sporting, sinto-me em pulgas para este novo início como há muito não sentia!

    Sporting sempre!

    ResponderEliminar